Justiça suspende mais uma eleição para presidente de Câmara no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A decisão do juiz Alberto Franklin de Alencar, da Vara de Regeneração, foi dada no dia 23 de dezembro, suspendendo a eleição em Angical.

O juiz Alberto Franklin de Alencar Milfont, da Vara Única da Comarca de Regeneração, deferiu liminar e suspendeu a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Angical do Piauí, realizada no dia 16 de dezembro. A decisão foi dada no dia 23 de dezembro.

De acordo com os vereadores denunciantes, o vereador José Anderson de Sousa Alencar “ao arrepio da Lei Orgânica Municipal e do Regimento Interno da Câmara de Vereadores violou o processo eleitoral para a Mesa Diretora para o segundo biênio da legislatura referente aos anos de 2023 e 2024, vez que, apesar de ter publicado edital convocatório específico, não obedeceu o interstício de 15 dias entre a publicação do referido edital e a realização da sessão de eleição porque o edital foi publicado no dia 06/12/2022 e a sessão foi realizada no dia 16/12/2022”.

Divulgação

Consta ainda na denúncia que não foi obedecido o interstício para o registro das chapas concorrentes, vez que a própria chapa do vereador José Anderson foi registrada no dia 01/12/2022, portanto, em data anterior à publicação o edital de convocação, além de não ter sido encaminhado ao órgão responsável pelo registro das chapas, mas ao setor de controle interno da Câmara que, de acordo com os denunciantes, não possui competência para registro das chapas.

Outra irregularidade citada foi a não publicização com a devida antecedência das decisões sobre os deferimentos e indeferimentos das chapas concorrentes ao pleito, somente dando ciência aos interessados no dia da eleição e por não ter submetido ao Plenário da Casa Legislativa local o recurso contra o indeferimento da chapa dos vereadores que se sentiram prejudicados.

Por fim, alegaram que o vereador José Anderson de Sousa Alencar se autodeclarou eleito com somente 03 votos favoráveis apesar de 05 contrários e violação ao devido processo legislativo por não permitir que seja fosse feita uma nova inscrição das chapas até 30 minutos antes do início da sessão.

Decisão

O magistrado decidiu então deferir a liminar para suspender os efeitos da sessão de eleição ocorrida em 16/12/2022 na Câmara de Vereadores de Angical do Piauí, e, por consequência, suspender a posse dos vereadores eleitos para integrarem a Mesa Diretora para o próximo biênio, sem prejuízo que outra eleição seja realizada com a devida publicidade, oportunizando a inscrição de nova (s) chapa (s), até o final do período, tendo como data limite o dia 31 de dezembro de 2022.

O descumprimento da decisão poderá implicar na adoção de medidas coercitivas que vão desde a aplicação de multa até o afastamento das funções do cargo, sem prejuízo das cominações disciplinares internas e criminais.

Outro lado

O vereador José Anderson de Sousa Alencar não foi localizado para comentar a decisão.

Por Wanessa Gommes/GP1

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Jovem é baleada na cabeça por policiais da PRF no Rio de Janeiro na véspera do Natal

Juliana Leite Rangel estava indo passar o Natal na casa de parentes em Itaipu, em Niterói, quando o veículo...

Piauí tem alerta de chuvas intensas para mais de 50 cidades; veja previsão

O alerta segue até quinta-feira (26), quando deve ser emitido um novo boletim. Segundo o alerta, a previsão é de...

Avião fabricado no Brasil cai no Cazaquistão e deixa 39 mortos; 28 sobrevivem

Aeronave Embraer 190, operada pela Azerbaijan Airlines, caiu durante tentativa de pouso de emergência Um avião modelo Embraer 190, de...

Prefeito diplomado, Jesse James leva mensagem de Natal aos guadalupenses

"Que este seja um momento de renovação e esperança, e que o espírito natalino ilumine nossos corações e nos...
spot_img

Secretário da Fazenda do Piauí é vítima de crime cibernético; polícia investiga

Um perfil falso ​foi criado para se passar por ele nas redes sociais, inclusive utilizando a mesma foto do...

Câmara de Jerumenha encerra atividades de 2024 e se prepara para a posse de prefeito, vice e vereadores em janeiro

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha encerrou os trabalhos legislativos de 2024 em uma...
spot_img

Posts Recomendados