Laudo confirma envenenamento em almoço de família no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Duas pessoas morreram e outras três estão em estado grave. Agora, a polícia investiga quem colocou o chumbinho no arroz.

Um laudo, obtido com exclusividade pelo Fantástico, revela que a comida do primeiro almoço do ano de uma família no Piauí foi envenenada. Duas pessoas morreram e outras três estão em estado grave. Agora, a polícia investiga quem colocou o chumbinho no arroz. Veja no vídeo acima.

Francisca Maria e suas duas filhas, de quatro e três anos, continuam internadas após ingerirem alimentos envenenados. As crianças foram transferidas de Parnaíba para um hospital em Teresina. A avó das meninas, Maria dos Aflitos da Silva, que decidiu por não almoçar, testemunhou cenas desesperadoras em volta da mesa.

Ulisses Gabriel e João Miguel foram envenenados com cajus Imagem: Reprodução/TV Globo

“Terminaram de comer e meu menino já começou a passar mal, e aí foi um atrás do outro, não sabia o que fazia. Se acudia um ou se acudia o outro”, relata.

Manuel dos Santos, de 18 anos, filho de dona Maria, morreu ainda na ambulância. Igno Davi da Silva, de apenas 1 ano e 8 meses, filho de Francisca Maria, também faleceu, já no hospital. Outras quatro pessoas que comeram o almoço tiveram complicações leves.

“Não é fácil perder uma família quase toda”, diz Maria dos Aflitos.

O Almoço

O almoço do dia 1º tinha sobras da ceia do dia 31. Maria de Fátima Silva, uma das responsáveis pela preparação da refeição, explicou que tudo parecia normal.

“A gente fez o arroz, quem fez foi eu. A gente fez o feijão tropeiro, fiz o baião, todo mundo jantou, ninguém passou mal, nada. Todo mundo normal”, afirma.
O cardápio também incluía peixes doados por um casal, que faz doações a famílias pobres da cidade.

“Aqui mesmo dentro da minha própria casa, a gente consumiu manjuba. Gente que trabalha pra gente consumiu manjuba no mesmo dia e não passaram mal”, diz o casal doador, que preferiu manter a identidade preservada.

Investigação e veneno detectado

A polícia descartou a possibilidade de a intoxicação ter sido provocada pelos peixes. O Fantástico teve acesso a um laudo produzido pela Polícia Científica do Piauí. Um exame apontou a presença no organismo das vítimas de terbufós, uma substância altamente tóxica, que é usada em pesticidas e agrotóxicos.

“Qualquer quantidade já faz mal, qualquer uma. Ela afeta a transmissão dos estímulos nervosos em todo o corpo. Dando crise convulsiva, falta de ar, dores cólicas abdominais – inclusive afeta o coração também”, destaca o perito-geral do departamento de polícia cintífica-PI, Antônio Nunes Pereira.

Em agosto de 2023, filhos de Francisca Maria morreram após comerem cajus envenenados — Foto: Reprodução/TV Globo

Novo envenenamento e investigação de homicídio

No caso atual, os peritos encontraram amostras de terbufós no arroz consumido no almoço. A princípio, a polícia não acredita que haja conexão com o caso do caju. E agora tenta desvendar o mistério sobre a contaminação com o veneno.

“Alguém colocou a substância no arroz no dia primeiro. A gente entende que houve uma intenção de colocar essa substância na comida deles e a gente vai partir pra uma investigação de homicídio, descartando morte natural ou acidental”, afirma o delegado Abimael Silva.
O delegado diz que com o resultado do laudo, a investigação é de homicídios. E que alguém colocou a substância na comida, antes de ser servida, com a intenção de matar a família.

A polícia não descarta a possibilidade de que um membro da própria família seja o autor do crime. Mas dona Maria não acredita nessa possibilidade. Para ela, o criminoso foi alguém que invadiu a casa durante a madrugada do Réveillon.

“Essa porta aqui não tem segurança, a porta da frente muito pior, o portão é só empurrar e entrar que ninguém escuta nada. E todo mundo dormindo. Tem capacidade de alguém ter entrado aqui e ter botado o veneno na comida”, afirma.

Laudo confirma envenenamento em almoço de família no PI — Foto: Reprodução/TV Globo
Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sesapi promove atividades do “Janeiro Branco” para conscientizar sobre saúde mental

Iniciativa será lançada na sexta-feira (10), às 9h, na Praça Rio Branco. A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí...

Carnaval e Corso de Teresina são cancelados por falta de recursos

A medida tem como razão o contingenciamento orçamentário, priorizando áreas mais deficitárias da cidade. O presidente da Fundação Municipal de...

“Alessandro realizou um trabalho exemplar e continuará fortalecendo o esporte em Jerumenha como secretário”, destaca o prefeito Júnior Nato

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito de Jerumenha, Júnior Nato, anunciou oficialmente, na segunda-feira, 6 de janeiro,...

Mariza Ribeiro segue no comando da Assistência Social em Jerumenha e afirma que vai priorizar políticas públicas de impacto

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito de Jerumenha, Júnior Nato, anunciou oficialmente, em reunião realizada no dia...
spot_img

Prefeito Júnior Nato confirma permanência de Jordânia Ferreira na Secretaria de Educação de Jerumenha e reforça compromisso com avanços no setor

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito de Jerumenha, Júnior Nato, anunciou oficialmente, na segunda-feira, 6 de janeiro,...

Claro TV cobra R$ 775 mil da Alepi por atraso em aluguel de satélite

A cobrança do débito foi feita em ação monitória protocolada pela Embratel, que controla a Claro TV. A Embratel, empresa...
spot_img

Posts Recomendados