Lei institui o Programa Justo Acesso para ampliar cidadania e justiça no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A sanção da lei representa um marco importante no fortalecimento das ações conjuntas entre os poderes executivo, judiciário e legislativo.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, sancionou a Lei nº 8.725, que institui o Programa Justo Acesso, iniciativa desenvolvida em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI). A nova legislação foi publicada no Diário Oficial do Estado, dessa sexta-feira (20). O programa tem como objetivo ampliar e democratizar o acesso à cidadania e à justiça, com foco na inclusão social, na interiorização dos serviços públicos essenciais e na modernização das atividades jurisdicionais.

O Justo Acesso é uma política pública de caráter interinstitucional que busca levar os serviços do judiciário e de diversas instituições parceiras diretamente às populações em situação de vulnerabilidade. A sanção da lei representa um marco importante no fortalecimento das ações conjuntas entre os poderes executivo, judiciário e legislativo, em favor da população piauiense.

“Fico feliz em ver o Tribunal de Justiça apostando na tecnologia, assim como o Governo do Estado, para melhorar a vida do cidadão, especialmente o mais simples. O Programa Justo Acesso se estende e leva serviços do Poder Judiciário e do Estado, porque aqui é uma parceria com o governo facilitando a vida do cidadão para acessar a Justiça e serviços do poder executivo”, destacou o governador Rafael Fonteles.

De acordo com o presidente do TJ-PI, desembargador Aderson Nogueira, o programa nasceu do compromisso do Tribunal de Justiça do Piauí com a interiorização dos serviços, com o diálogo interinstitucional e, sobretudo, com a dignidade da população que mais precisa. “A institucionalização do programa, por meio de lei, reforça nossa missão de promover uma justiça acessível, humana e transformadora. Seguiremos firmes nessa jornada, ao lado do executivo, do legislativo e de todas as instituições parceiras”, disse o presidente.

O coordenador do Justo Acesso no TJ-PI, Luís de Moura, também ressaltou a importância do trabalho conjunto para garantir resultados concretos. “Essas parcerias interinstitucionais são o que tornam possível levar a justiça e os serviços públicos de forma eficiente, democrática e perto da população. Seguimos firmes, construindo uma rede de atendimento que amplie o alcance do Judiciário para todos os piauienses”, reforçou.

Para mais informações sobre o programa, acesse o site oficial do Tribunal de Justiça do Piauí, pelo link www.tjpi.jus.br/portaltjpi/justoacesso.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sede própria da Câmara de Jerumenha será inaugurada na quarta-feira, 10 de dezembro

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha inaugura, na quarta-feira, 10 de dezembro, sua sede...

Wellington Dias: “SUAS foi decisivo para tirar o Brasil do Mapa da Fome”

Evento celebra 20 anos do SUAS e reúne especialistas, gestores e sociedade civil para debater avanços e desafios da...

Mulheres vão às ruas em todo país para protestar contra o feminicídio

Mobilização nacional foi convocada após crimes recentes Mulheres de diversas cidades brasileiras irão às ruas neste domingo (7) para denunciar...

Cid Gomes contraria Ciro e apoia reeleição de petista ao Governo do Ceará

Cid também classificou como “constrangedora” a aproximação de Ciro com apoiadores do Jair Bolsonaro. O senador Cid Gomes (PSB-CE) anunciou...
spot_img

Inscrições do concurso do IBGE encerram dia 11 de dezembro

As vagas estão distribuídas em todas as agências do IBGE no estado. O prazo para inscrição no Processo Seletivo Simplificado...

Correios vetam vale-natal de R$ 2,5 mil a funcionários

Em crise, os Correios decidiram não renovar este ano um benefício de vale-natal de R$ 2,5 mil aos seus...
spot_img

Posts Recomendados