O levantamento do jornal Estadão é baseado em pesquisas eleitorais e resultados de votações.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem liderado em 15 das 27 unidades da Federação, segundo dados do Estadão. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem melhor desempenho em oito estados. O levantamento do jornal é baseado em pesquisas eleitorais e resultados de votações.
O Estadão explicou que a distância em quatro estados entre os dois primeiros colocados nas pesquisas eleitorais é muito pequena, ou seja, não dá pra indicar nenhum favorito. A maior popularidade do pré-candidato petista é no Nordeste, no qual o PT tem histórico de vitória desde 2006. A tendência é que a larga vantagem na região siga a favor de Lula.
Na região Norte, o ex-presidente está em primeiro em quatro estados, tendo vantagem no Pará e Amazonas, os mais populosos. Acre, Rondônia e Roraima preferem Jair Bolsonaro. Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Goiás preferem o atual presidente. No entanto, no estado goiano, a diferença é muito pequena, ou seja, não é possível indicar favorito.
Sul mais próximo de Bolsonaro. Sudeste mais perto de Lula
No Sul, os eleitores do Paraná e de Santa Catarina tendem a seguir o chefe do poder executivo. Já no Rio Grande do Sul, não há um líder isolado. Isto porque o PT venceu as eleições por lá em 2010 e 2014, mas sofreu uma enorme derrota em 2018.
Agora o Sudeste é quem terá importante impacto. Lula está em primeiro lugar em São Paulo, estado que o PT não vence desde 2002. Em Minas, segundo maior colegiado do país, tem demonstrado preferência ao ex-presidente, assim como no Espírito Santo. No Rio, não há favorito.