Relação com o Legislativo está estremecida.
O presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) decidiu que não vai sancionar o projeto de lei que aumenta o número de deputados federais. A medida foi aprovada no Congresso Nacional em junho, e eleva o número de parlamentares de 513 para 531.

De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, quatro ministros confirmaram que Lula não irá aprovar a proposta. A negativa de Lula ocorre em meio à tensão com o Legislativo. A relação das duas esferas ficou estremecida desde que os parlamentares derrubaram o aumento do IOF, proposto pelo ministro da Fazenda Fernando Haddad e defendido por Lula. A pauta foi parar no Judiciário, que ordenou uma conciliação.
Ainda de acordo com o veículo, já era especulado que Lula não sancionaria o PL desde que o texto começou a tramitar na Casa Legislativa. Ainda assim, pessoas próximas ao petista tentam convencê-lo a aprovar o PL para amenizar o desgaste com o Congresso, mas o presidente já teria ventilado a interlocutores que vai vetar o projeto.
A saída que sobra para o Congresso seria derrubar o veto, prejudicando ainda mais a relação com o chefe do Executivo. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), defende o aumento das cadeiras.
Com informações do Pleno News