Lula sobre fraudes no INSS: “Se tiver filho meu envolvido, será investigado”

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Declaração ocorre após nova fase de operação da PF que apura desvios bilionários.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (18) que todas as pessoas eventualmente envolvidas no esquema de fraudes em aposentadorias e pensões do INSS serão investigadas e punidas, independentemente de vínculos pessoais ou políticos.

A declaração foi feita durante um café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto, horas após a Polícia Federal deflagrar uma nova fase da operação Sem Desconto, que apura desvios ilegais em benefícios previdenciários. Segundo Lula, parte das informações segue sob sigilo, mas a apuração deve alcançar todos os responsáveis.

“É importante ter seriedade para investigar todas as pessoas envolvidas. Ninguém ficará livre. Se tiver filho meu envolvido nisso, ele será investigado”, afirmou o presidente.

Nesta etapa da operação, a Polícia Federal prendeu o secretário-executivo do Ministério da Previdência, Adroaldo Portal, que foi exonerado do cargo. Também foram detidos Romeu Carvalho Antunes, filho de Antônio Carlos Camilo Antunes — conhecido como “Careca do INSS” —, e Eric Fidelis, filho do ex-diretor de Benefícios do instituto, André Fidelis.

As investigações tiveram início em abril, quando a PF identificou um esquema criminoso responsável por descontos irregulares aplicados diretamente nos benefícios de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024. De acordo com os investigadores, o montante desviado pode chegar a R$ 6,3 bilhões.

O caso levou à abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso Nacional, que acompanha os desdobramentos das apurações. O governo federal afirma colaborar com as investigações e reforça o compromisso com a responsabilização dos envolvidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Mesa Diretora da Câmara cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Decisão foi tomada na tarde desta quinta-feira (18/12) pela Mesa Diretora da Câmara A decisão foi comunicada no fim da...

Carne feita em impressora 3D: projeto cria proteína sem abate animal

Desenvolvida pelo SENAI CIMATEC, na Bahia, a carne cultivada em laboratório promete reduzir impactos ambientais e ampliar as opções...

“Sou prefeito do PT, mas meu voto é para Ciro Nogueira”, diz gestor de Cajueiro da Praia; veja o vídeo

"Nosso compromisso é com a população e sempre que chegamos em uma cidade como Cajueiro da Praia e recebemos...

Justiça Eleitoral cassa mandato da prefeita de Pimenteiras por abuso de poder político

Foi determinada a cassação dos diplomas de Lúcia Lacerda e do vice-prefeito, José de Oliveira Neto. A prefeita de Pimenteiras,...
spot_img

Inscrições para a CNH do Brasil já estão disponíveis no Gov.pi Cidadão; Veja como se cadastrar

A integração de serviços públicos por meio de um ambiente digital único tem sido uma das estratégias do Governo...

PL da Dosimetria: saiba como os senadores do Piauí votaram

O projeto restringe seus efeitos aos crimes relacionados aos atos ocorridos em 8 de janeiro de 2023. O Senado Federal...
spot_img

Posts Recomendados