Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Mais de meia tonelada de lixo foram retirados das margens e das águas dos rios Poti e Parnaíba

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ação que durou pouco mais de três retirou latinhas, garrafas pet e produtos plásticos, pneus inteiros, partes de eletrodomésticos, pedaços de móveis e até estruturas metálicas.

Mais de meia tonelada de resíduos sólidos foram retirados das margens e das águas do Poti e do Parnaíba, durante três horas de ação do Teresina do Rios + Limpos, programa do Ministério do Meio Ambiente, que tem entre seus objetivos fomentar ações que promovam a despoluição dos rios e a melhoria da qualidade das águas.

O material foi devidamente selecionado e pesado por uma associação de catadores profissionais. Além das já esperadas latinhas, garrafas pet e produtos plásticos, pneus inteiros, partes de eletrodomésticos e pedaços de móveis, estruturas metálicas também estavam entre o lixo recolhido.

Lançado em setembro de 2021, o programa Rios +Limpos tem apoio da Associação Brasileira de Reciclagem Animal – ABRA, e entra na sua reta final mobilizando mais de 1.000 voluntários, percorrendo cerca de 200km quilômetros – além dos nossos Poti e Parnaíba, os rios Cuiabá, Araguaia, Tocantins, Paraíba e Pacaás No vos –, e coletando quase 20 toneladas de resíduos.

Ponto de encontro

No Parque Ambiental Encontro dos Rios, zona Norte de Teresina, a cerimônia reuniu autoridades, convidados e 135 voluntários – que fizeram a coleta em lanchas ou percorrendo trilhas das margens dos rios. O clima era de confraternização, ao som da Banda 16 de Agosto, mas também de conscientização da necessidade de união de forças para, cada vez mais, educar para despoluir e preservar o meio ambiente.

“O programa Rios +Limpos chega como um reforço do que já sabemos: o Poti e o Parnaíba pedem socorro. E serve ainda como um alerta: nossos filhos se beneficiarão destes rios, como foi o caso da nossa geração e das anteriores?”, avaliou o secretário municipal do Meio Ambiente, Luis André de Arruda Mont’Alverne. “Meia tonelada de lixo em três horas é alarmante. Como órgão público e como cidadãos, nos comprometemos a dar seguimento à iniciativa em tudo o que nos couber”, completou Luis André.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Equador escolhe novo presidente em disputa voto a voto entre direita e esquerda neste domingo

Segundo turno ocorre neste domingo. O atual presidente Daniel Noboa, de centro-direita, e Luisa González, de esquerda, depois de...

Ex-presidente Bolsonaro chega ao hospital em Brasília; médicos vão avaliar necessidade de cirurgia

Ex-presidente foi internado às pressas na sexta-feira após sentir fortes dores abdominais enquanto participava de um evento político no...

MEC e MS iniciam campanha de vacinação nas escolas

Com o tema “Vacinação nas Escolas – Ciência e Defesa da Vida”, a campanha de vacinação ocorrerá de 14...

Cerca de 75% das brasileiras já sofreram assédio ou importunação sexual nas principais capitais do país

Maioria dos casos ocorre em espaços públicos (56%), seguida por transporte coletivo (51%) e ambiente de trabalho (38%) Sete em...
spot_img

Brasileiros devem gastar cerca de R$ 150 com ovos de Páscoa

Preço do chocolate aumentou quase 13% neste ano, segundo FGV Os brasileiros devem gastar menos com chocolate na Páscoa deste...

Menina de 6 anos cola partes íntimas para evitar abuso do pai

Segundo as investigações, os abusos teriam ocorrido durante pelo menos três anos. Uma menina de 6 anos foi à escola...
spot_img

Posts Recomendados