Ação que durou pouco mais de três retirou latinhas, garrafas pet e produtos plásticos, pneus inteiros, partes de eletrodomésticos, pedaços de móveis e até estruturas metálicas.
Mais de meia tonelada de resíduos sólidos foram retirados das margens e das águas do Poti e do Parnaíba, durante três horas de ação do Teresina do Rios + Limpos, programa do Ministério do Meio Ambiente, que tem entre seus objetivos fomentar ações que promovam a despoluição dos rios e a melhoria da qualidade das águas.
O material foi devidamente selecionado e pesado por uma associação de catadores profissionais. Além das já esperadas latinhas, garrafas pet e produtos plásticos, pneus inteiros, partes de eletrodomésticos e pedaços de móveis, estruturas metálicas também estavam entre o lixo recolhido.
Lançado em setembro de 2021, o programa Rios +Limpos tem apoio da Associação Brasileira de Reciclagem Animal – ABRA, e entra na sua reta final mobilizando mais de 1.000 voluntários, percorrendo cerca de 200km quilômetros – além dos nossos Poti e Parnaíba, os rios Cuiabá, Araguaia, Tocantins, Paraíba e Pacaás No vos –, e coletando quase 20 toneladas de resíduos.
Ponto de encontro
No Parque Ambiental Encontro dos Rios, zona Norte de Teresina, a cerimônia reuniu autoridades, convidados e 135 voluntários – que fizeram a coleta em lanchas ou percorrendo trilhas das margens dos rios. O clima era de confraternização, ao som da Banda 16 de Agosto, mas também de conscientização da necessidade de união de forças para, cada vez mais, educar para despoluir e preservar o meio ambiente.
“O programa Rios +Limpos chega como um reforço do que já sabemos: o Poti e o Parnaíba pedem socorro. E serve ainda como um alerta: nossos filhos se beneficiarão destes rios, como foi o caso da nossa geração e das anteriores?”, avaliou o secretário municipal do Meio Ambiente, Luis André de Arruda Mont’Alverne. “Meia tonelada de lixo em três horas é alarmante. Como órgão público e como cidadãos, nos comprometemos a dar seguimento à iniciativa em tudo o que nos couber”, completou Luis André.
Fonte: Prefeitura de Teresina