Mais de mil servidores do estado do Piauí ainda não realizaram a Prova de Vida 2023

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A não realização da prova acarretará em suspensão do benefício.

Servidores públicos estaduais inativos, militares da reserva e pensionistas do Estado do Piauí, nascidos em fevereiro, têm até domingo (30/04) para realizar a Prova de Vida 2023, sob risco de suspensão do benefício previdenciário pago pela Fundação Piauí Previdência (Piauíprev).

A exemplo de anos anteriores, o procedimento é realizado de forma digital por meio do aplicativo MEU RPPS, disponível gratuitamente nas plataformas de celulares IOS e Android. Através dele, o beneficiário insere as informações, anexa os documentos e captura o movimento corporal exigido pela plataforma.

Prevista na lei 7.311/2019, a Prova de Vida é anual e obrigatória. Ela visa evitar o pagamento indevido de benefícios. A sua não realização implica em suspensão do benefício a partir de 30 dias após o fim do prazo.

Até o presente momento, 1.322 dos 3.298 beneficiários nascidos em fevereiro ainda não realizaram a Prova de Vida. “Sem essa prova, sem a certeza de que o servidor está vivo, suspenderemos o pagamento até o mês de junho. Então, peço a colaboração de todos para a realização da Prova de Vida, de forma que continuem a receber seus benefícios e não sejam prejudicados”, disse o superintendente de previdência da PiauíPrev, Marcos Steiner.

Os beneficiários nascidos em março e abril já podem fazer a Prova de Vida, tendo até os dias 31 de maio e 30 de junho para a sua realização, respectivamente. Já o prazo para os nascidos em maio tem início na segunda-feira (1º). Confira o cronograma completo abaixo:

Atualmente, a PiauíPrev paga cerca de R$ 205 milhões em 46 mil benefícios, sendo 36 mil aposentados e 10 mil pensionistas. O inativo ou pensionista que possuir mais de um benefício vinculado ao regime próprio do Estado do Piauí deverá proceder a Prova de Vida uma única vez. Caso o beneficiário seja também servidor estadual ativo, ele deverá selecionar, no aplicativo, a matrícula referente ao benefício, a fim de ter acesso à funcionalidade da prova de vida.

Não precisam realizar a Prova de Vida os servidores estaduais ativos, bem como os segurados inativos e/ou pensionistas que tiveram seu benefício implantado a partir de janeiro de 2023, assim como os detentores de pensão alimentícia descontada em benefício pago pela PiauíPrev.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Brasil registra recorde com 4,6 milhões de pequenos negócios em 2025

Número supera resultado de 2024, com 4,1 milhões de empresas criadas. O Brasil abriu 4,6 milhões de novos pequenos negócios...

Irmãs piauienses Raiza e Cris chegam à semifinal do The Voice Brasil 2025

As irmãs piauienses Raiza, 25 anos, e Cris, 23, conquistaram uma vaga na semifinal do The Voice Brasil 2025....

Guadalupe novamente se destaca no Piauí com nova certificação Ouro da Sala do Empreendedor

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Sala do Empreendedor de Guadalupe alcançou mais um marco em sua trajetória...

Idosos podem ter Inclusão Digital como direito, diz proposta do senador Ciro Nogueira

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) apresentou o Projeto de Lei 4.792/2023, que propõe inserir a inclusão digital como um...
spot_img

Energia solar: justiça notifica SEFAZ e Equatorial para pararem de cobrar ICMS após denúncia de consumidores

Justiça derrubou também o ICMS cobrado pelo uso do sistema elétrico, alegando que quem o utiliza é mesmo consumidor...

Guadalupe registra mais de 100 gestantes atendidas em 2025 com a ampliação do Projeto Mamãe Bebê

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou...
spot_img

Posts Recomendados