Marcelo Castro defende a obrigatoriedade da vacina contra a Covid-19

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Para o senador piauiense, a medida se faz necessária uma vez tem grande impacto na coletividade.

Ex-ministro da Saúde, o senador Marcelo Castro (MDB) defende que a vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) seja obrigatória em todo o país, como prevê uma proposta ainda em tramitação no Congresso Nacional. Segundo o parlamentar piauiense, a medida se faz necessária uma vez que a decisão de se vacinar ou não afeta a coletividade.

Senador Marcelo Castro

“Pessoas vão morrer se não tomarem a vacina. E o que é pior: vão provocar a morte de outros. Porque a pessoa pode dizer: ‘Não, eu não quero me vacinar. Se eu morrer, é problema meu’. Se a pessoa se contaminasse e não transmitisse a sua contaminação a outro, nós poderíamos até entender que efetivamente se trata de um assunto particular. Mas, para quem vive em sociedade, é evidente que o seu direito individual tem que estar submetido ao direito coletivo”, arma o emedebista.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado revelou que 57% dos entrevistados são favoráveis à vacinação obrigatória contra a Covid-19, enquanto outros 42% argumentaram que essa decisão deveria ser opcional, mesmo que o imunizante tenha sua segurança e ecácia comprovada cientificamente. Outro dado importante é que 99% dos que responderam aos questionário defenderam a gratuidade da vacina.

No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu que a vacinação não poderia ser forçada, mas seria compulsória e caberia ao poder público a determinação de medidas restritivas para quem não se vacinar, como ser proibido de receber benefícios do governo e realizar matrículas escolares na rede pública, por exemplo.

Embora o presidente Jair Bolsonaro tenha declarado que o Governo Federal não irá penalizar quem não quiser tomar a vacina, estados e municípios têm autonomia para impor regras quanto a esta questão.

Com informações da Rádio Senado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

PMPI comemora o sucesso da 1ª fase da instalação do novo sistema de radiocomunicação; 600 viaturas contam com o novo serviço

Teresina e toda a área litorânea do estado já contam com o serviço. Agora, a corporação se prepara para...

Júnior Nato destaca avanços em Jerumenha e projeta novos desafios para o próximo mandato

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito reeleito de Jerumenha, Júnior Nato, concedeu entrevista ao Portal Cidade Luz,...

“Elevação da carga tributária vai melhorar serviços”, diz Secretário de Fazenda do Piauí

A Alepi aprovou o aumento do ICMS do Piauí de 21% para 22,5% O secretário de Fazenda do Piauí, Emílio...

Rádios comunitárias ganham mais tempo para apresentar propostas em 795 municípios do Brasil

O Ministério das Comunicações prorrogou até o dia 14 de março de 2025 o prazo para que fundações e...
spot_img

Neymar e Bruna Biancardi anunciam gravidez de 2º filho

Influenciadora digital e jogador de futebol já são pais de Mavie, de 1 ano e dois meses Bruna Biancardi e...

Ministério da Saúde intensifica vigilância e prevenção contra influenza aviária em humanos

Pasta lançou Plano de Contingência Nacional do Setor Saúde para Influenza Aviária. Ação é preventiva, ainda que Brasil não...
spot_img

Posts Recomendados