Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Marcelo Castro defende nova lei do impeachment e critica concentração de poder

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A atual legislação é de 1950 e entrou na pauta do Senado para reformulação.

O Senado Federal iniciou os debates sobre o Projeto de Lei (PL) 1.388/2023, que define novas regras para processos de impeachment. O senador Marcelo Castro (MDB-PI) criticou o excesso de poder nas mãos dos presidentes da Câmara e do Senado, como o prazo para deliberação, e disse que a atual legislação, Lei 1.079, do ano de 1950, precisa ser reformulada.

Senador Marcelo Castro

O projeto atual estabelece um prazo para que os presidentes das Casas decidam sobre a votação da denúncia por crime de responsabilidade encaminhada ao poder legal.

Além disso, o novo texto dispõe sobre a possibilidade de recurso contra o arquivamento da petição de impeachment junto à Mesa da Câmara ou do Senado, a ser apresentado por no mínimo um terço dos representantes da Casa ou por lideranças partidárias.

“A deficiência principal é o poder excessivo e monocrático que têm os presidentes da Câmara e do Senado. Esse poder jamais deveria ser dado a uma pessoa, e sim a um colegiado. A lei vem corrigindo isso”, disse Castro.

Hoje o presidente da Câmara, por exemplo, não tem prazo para deliberar sobre uma petição de impeachment do presidente da República.

“Se não tem um prazo e fica ao arbítrio dos presidentes da Câmara ou do Senado, é claro que isso dá margem a muitas distorções ou deformações à finalidade da lei do impeachment. Sabemos que isso é excessivo e estamos corrigindo isso”, acrescentou.

Autoria do pedido

Segundo o texto, o requerimento poderá ser encaminhado pelo cidadão, desde que preencha os requisitos da iniciativa legislativa popular. No âmbito federal, a Constituição exige a assinatura de um por cento dos eleitores, distribuídos por pelo menos cinco estados da Federação. Em cada um deles, é preciso no mínimo três décimos dos eleitores.

O projeto também autoriza que algumas entidades ofereçam a denúncia. É o caso de partido político com representação no Poder Legislativo, OAB, entidade de classe ou organização sindical.

Pena

O conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ex-secretário da Mesa Diretora do Senado, Fernando Bandeira de Mello, lembrou que outro impasse na atual legislação se concentrava na aplicação das penas.

A Constituição define que a pena máxima, limita-se, a perda de cargo e inabilitação. Para ele, o projeto traz clareza no que tange a permissão ao Legislativo para a individualização da pena, de acordo com a proporcionalidade do ato cometido, sem que esta esteja sujeita a interpretações diversas pela Corte Superior.

“Isso permitirá aos senadores um espectro maior de decisões a fim de individualizar a pena a ser aplicada e não somente uma situação preto e branco. Perde o cargo com inabilitação ou é absorvido integralmente”, afirmou.

Com informações da Agência Senado

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeito Jesse James acompanha equipe da Agespisa que realiza reparos para solucionar a falta de água em Guadalupe

Por Gleison Fernandes. Nesta segunda-feira, 14 de abril, o prefeito Jesse James acompanhou uma equipe técnica da Agespisa, empresa responsável...

Repercussão em todo o país: menina de 8 anos que faleceu no DF após inalar desodorante, é filha de mãe do Piauí

Sarah Raissa Pereira, de 8 anos, deu entrada no Hospital Regional de Ceilândia (HRC) com parada cardiorrespiratória, foi reanimada,...

Taça Guadalupe de Futebol Amador terá rodada inicial no dia 11 de maio, e prefeitura oferecerá premiação de R$ 20 mil

Por Gleison Fernandes. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, anuncia a Taça Guadalupe de Futebol...

Piauiense está entre os 10 melhores enxadristas do Brasil

Henrique Veloso está classificado em 7º lugar no ranking de melhores do xadrez brasileiro, na categoria Sub-20 Absoluto. O piauiense...
spot_img

Marcelo Castro diz que “todos os prefeitos, governadores e presidentes abusam do poder na reeleição”

O relator do novo Código Eleitoral, senador Marcelo Castro (MDB-PI), disse que todos os políticos que disputam cargos eletivos,...

Mandato do deputado Dr. Marcus Vinícius tem tido atuação forte em leis e ações para Floriano

O parlamentar florianense apresentou um resumo de vários projetos em prol dos piauienses, mas com uma ação especial voltada...
spot_img

Posts Recomendados