Dr. Pessoa diz que vai continuar usando por ter comorbidades e diz que é uma “vontade própria” de cada um dos teresinenses usar ou não usar máscara contra Covid-19.
Na manhã desta segunda-feira, (14), em seu primeiro compromisso oficial após assinar o decreto que libera o uso de máscara contra o Covid-19, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), apareceu com a sua e informou que vai continuar usando. Segundo ele, por ter comorbidades, prefere fazer uso de máscara.
“O prefeito tem comorbidades e está na terceira idade. O decreto recomenda que em espaços vazios, se quiser, por livre e espontânea vontade, como está na constituição: liberdade. O decreto é uma coisa e qualquer um pode andar livremente sem o uso da máscara. Portanto, quem quiser andar [sem máscara] não é proibido é uma vontade própria”, afirmou Dr Pessoa.

Segundo o novo decreto n° 22.200, publicado, no dia 7 de março, assinado pelo próprio gestor, Teresina passa, a partir desta segunda-feira, pela segunda etapa da flexibilização das medidas sanitárias restritivas para a contenção da Covid-19. E a não obrigatoriedade do uso de máscaras faz parte destas medidas.
A terceira etapa começa dia 21 de março. A partir desta data, será realizado interstício para averiguação da permanência de Teresina na categoria de risco baixo (verde) por mais uma semana, a despeito das medidas de flexibilização implementadas nas etapas anteriores. Já na quarta etapa, que começa dia 28 de março, a obrigatoriedade do uso de máscara será revogada até mesmo em ambientes fechados, incluindo-se escolas e academias, respeitadas as demais exigências preconizadas pela vigilância sanitária municipal.
Sobre a liberação do uso do acessórios em lugares fechados, Dr Pessoa disse que a sua equipe continuará fazendo avaliações, mas que espera, até o fim deste mês, manter a liberação de uma forma geral: “Lá no fim do mês, na nossa avaliação, informamos que poderá acontecer isso [liberação em lugares fechados]. Porém neste momento a flexibilidade é só para ambiente aberto e semi-aberto”.
Por Ezequiel Araújo/Oitomeia.com