Minha Casa, Minha Vida Rural irá contratar 30 mil moradias no campo; Piauí será completado com centenas de unidades

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Portarias do Ministério das Cidades detalham, ainda, as especificações para construção e reforma pelo programa

O Ministro das Cidades, Jader Filho, publicou uma portaria nesta sexta-feira, 23 de junho, em que estabelece as regras e previsões para a construção de unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida Rural no estado do Piauí em 2023. De acordo com a portaria MCID nº 743, o estado concentrará 2,70% da meta de unidades para este ano, o que representa um total de 870 unidades.

A portaria dispõe sobre as regras e requisitos para o processo de seleção de propostas destinadas à provisão subsidiada de unidades habitacionais novas e melhoria habitacional em áreas rurais, integrantes do programa Minha Casa, Minha Vida – MCMV Rural.

O objetivo do processo de seleção é estabelecer uma sistemática para a escolha das propostas que melhor se qualificam, considerando os objetivos e diretrizes do MCMV Rural, até o limite da meta física estabelecida para o exercício.

O processo de seleção ocorrerá em várias etapas, incluindo a habilitação e apresentação de propostas, o enquadramento das propostas, a hierarquização e a seleção das mesmas. Serão considerados critérios de prioridade, como a presença de mulheres responsáveis pelas famílias, pessoas com deficiência, idosos, crianças, adolescentes, pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social, entre outros.

O calendário de apresentação e seleção de propostas para o ano de 2023 foi divulgado na portaria, estabelecendo dois ciclos consecutivos com intervalo de sessenta dias entre eles. A habilitação das entidades privadas sem fins lucrativos será válida para ambos os ciclos.

O programa Minha Casa, Minha Vida Rural tem como objetivo promover o acesso à moradia digna para as famílias que vivem em áreas rurais, buscando reduzir o déficit habitacional no país e melhorar as condições de vida da população do campo. Com a liberação das regras e a previsão de unidades no Piauí, o governo Lula visa beneficiar um número significativo de famílias que necessitam de moradia adequada no estado.

Meionorte.com

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Confira o passo a passo de como renovar a matrícula na rede estadual de ensino do Piauí para 2025

O processo é 100% digital e foi desenvolvido para garantir praticidade e acessibilidade aos alunos e seus responsáveis. O período...

Defesa Civil emite alerta para chuvas intensas no Piauí nesta segunda (25)

A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h),...

Quatro cidades do Piauí receberão verba milionária do Novo PAC para gestão do lixo

O ministério da Casa Civil divulgou a lista de projetos vencedores dentro do novo PAC - Seleções Resíduos Sólidos,...

Como o reposicionamento de Ciro Nogueira pode redefinir o cenário político piauiense para 2026

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A volta de Ciro Nogueira ao governo Lula? Um mestre da articulação política...
spot_img

Edital do Patrimônio Vivo do Piauí está com inscrições abertas até 5 de dezembro

Os mestres e grupos selecionados terão a missão de perpetuar suas tradições, repassando os saberes culturais às futuras gerações. A...

Júlio César diz que aliança com MDB em 2026 ainda não foi discutida

Alinhamento político com MDB para 2026 ainda não está definido, afirma Júlio César. Em meio às articulações políticas que começam...
spot_img

Posts Recomendados