Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Ministério da Agricultura manda recolher 16 marcas de cafés impróprios para consumo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Análises encontraram matérias estranhas e impurezas nos produtos

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou nesta sexta-feira (2) uma lista com 16 marcas de café torrado considerados impróprios para o consumo. Análises encontraram matérias estranhas, impurezas ou elementos estranhos acima do limite permitido.

Os produtos devem ser recolhidos pelas empresas responsáveis, como prevê a legislação, em casos de risco à saúde pública, adulteração, fraude ou falsificação.

As 16 marcas de café impróprias para consumo são Oba Oba Sorriso, Exemplar, Matão, Belo, Moreno, Pureza, Terra da Saudade, Góes Tradicional a Vácuo, Serra do Brasil, Cambeense, Dourados, Do Norte, Salute, Ivaiporã, Terra da Gente e Dona Filinha.

Foto: divulgacão

No início de julho, o Mapa havia divulgado uma lista com marcas impróprias.

O ministério orienta a população que deixe de consumir esses cafés e solicite a substituição como determinado pelo Código de Defesa do Consumidor. Caso encontrem essas marcas sendo comercializadas, podem entrar em contato com pelo canal oficial Fala.BR, informar o estabelecimento e o endereço onde foi adquirido o produto.

O Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária é o responsável pelas fiscalizações de café torrado e moído no mercado interno.

“Após a realização da Operação Valoriza, em março de 2024, em que foram feitas fiscalizações de café torrado durante duas semanas de maneira concentrada, o Mapa continuou realizando fiscalizações de rotina durante os meses seguintes, incluindo o atendimento às denúncias feitas por cidadãos por meio da plataforma Fala.BR”, disse Ludmilla Verona, coordenadora de Fiscalização da Qualidade Vegetal.

As ações de fiscalização e análise dos produtos fazem parte do Programa Nacional de Prevenção e Combate à Fraude e Clandestinidade em Produtos de Origem Vegetal (PNFraude), que tem como objetivo diminuir as fraudes e promover a regularidade de estabelecimentos produtores de gêneros de origem vegetal.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Governo do Piauí decreta emergência em 129 municípios devido à seca verde

O documento destaca a ocorrência de secas em todo o território devido à irregularidade das chuvas e ressalta ainda...

Inscrições abertas para a 3ª edição da Feira da Mulher Empreendedora em Guadalupe, que acontece nos dias 9 e 10 de maio

Por Gleison Fernandes. A Prefeitura Municipal de Guadalupe confirmou para os dias 9 e 10 de maio de 2025, a...

Governo amplia Programa Minha Casa, Minha Vida para famílias que ganham até R$ 12 mil

Anúncio foi feito durante evento com o presidente Lula na quinta-feira (3). Ampliação direcionada à classe média deve beneficiar...

MPPI e órgãos de segurança realizam Blitz Educativa no município de Uruçuí

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 1ª e 2ª Promotoria de Justiça de Uruçuí,...
spot_img

Pé-de-Meia: nascidos em setembro e outubro recebem hoje incentivo

Calendário de pagamento vai até o dia 7 de abril O Ministério da Educação (MEC) paga nesta sexta-feira (4) valor do Pé-de-Meia...

Governo Lula antecipa 13º para abril e maio e injetará R$ 73,3 bi na economia; veja calendário

Pagamento para quem ganha um salário mínimo começa no próximo dia 24 A antecipação do décimo terceiro para aposentados, pensionistas...
spot_img

Posts Recomendados