Ministério da Defesa foi convidada há 10 meses para inspecionar código-fonte das urnas eletrônicas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MD pediu nesta semana acesso ‘urgentíssimo’ ao sistema, que está disponível para consultas desde outubro. À época, Corte Eleitoral enviou ofício ao general, que era titular da pasta, informando sobre a possibilidade de inspeção mediante agendamento com 10 dias de antecedência. Braga Netto é vice na chapa de reeleição de Bolsonaro.

Um ofício direcionado ao então ministro Walter Braga Netto em 6 de outubro de 2021 – e obtido pelo blog – comprova que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) convidou o Ministério da Defesa a inspecionar código-fonte das urnas eletrônicas com antecedência.

Braga Netto Foto: Divulgação

No documento, assinado pelo então presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, havia o alerta de que as entidades fiscalizadoras poderiam fiscalizar os códigos-fonte “a qualquer tempo até a Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas para as Eleições 2022″, que deve ocorrer até 2 de setembro.

Ofício enviado ao então ministro da Defesa Braga Netto, com data de 6 de outubro de 2021. — Foto: Reprodução
Ofício enviado ao então ministro da Defesa Braga Netto, com data de 6 de outubro de 2021. — Foto: Reprodução

O atual ministro da pasta, general Paulo Sérgio Nogueira, enviou na segunda-feira (1º) um ofício classificado como “urgentíssimo” ao TSE pedindo que técnicos das Forças Armadas sejam autorizados a acessar os códigos-fonte entre os dias 2 e 12 de agosto.

O pedido, que ocorre 10 meses depois do envio do ofício, não respeita o prazo pedido pelo TSE, de 10 a 15 dias de antecedência.

Na manhã desta quarta-feira (3), o ministério foi questionado pelo blog se esse ofício foi recebido pela pasta na época e por que o pedido de inspeção deixou para ser feito a um mês da lacração das urnas eletrônicas.

Mesmo sob esse contexto, o TSE informou, na terça-feira (2), que o Ministério da Defesa começará a inspecionar o código-fonte das urnas eletrônicas nesta quarta.

Titular da pasta à época do ofício, Braga Netto é o vice na chapa de reeleição de Jair Bolsonaro (PL).

Outras inspeções

Já tiveram acesso à inspeção do código-fonte, segundo o tribunal, a Controladoria Geral da União (CGU), o Ministério Público Federal (MPF), o Senado e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O PV e o PL, partido de Bolsonaro, marcaram datas para a inspeção, mas não chegaram a fazê-lo. O PTB, de Roberto Jefferson, está inspecionando nesta semana o código-fonte. Ainda neste mês está prevista a da Polícia Federal.

Por Andréia Sadi/G1

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Semarh emite alerta de chuvas intensas para 189 municípios do Piauí

De acordo com o comunicado, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou um acumulado de...

Nova regra deve alterar DDDs de telefones fixos no Piauí a partir de fevereiro

Anatel amplia áreas locais da telefonia fixa e elimina cobrança de longa distância entre municípios do mesmo código; número...

Desemprego no Brasil cai para 5,1% no fim de 2025, menor nível desde 2012

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,1% no trimestre encerrado em dezembro de 2025, o menor índice...

Cachorro é adotado por nova família após ser vítima de maus-tratos

A cena de violência contra o cachorro deixou Francisco profundamente abalado, e ele se ofereceu para adotá-lo. Um cachorro vítima...
spot_img

Rafael Fonteles oficializa a cessão de Chico Lucas para Secretaria Nacional de Segurança

A medida foi necessária porque o gestor é procurador do Estado, vinculado à Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O governador Rafael Fonteles autorizou...

Ministério da Educação publica portaria que aumenta piso salarial de professores

Nova portaria define reajuste do piso nacional do magistério e estabelece valor mínimo para a remuneração de professores da...
spot_img

Posts Recomendados