Ministério da Educação planeja medida para proibir celulares em escolas no Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A intenção é lançar a medida em outubro e enviar a proposta para o Congresso

O Ministério da Educação está desenvolvendo uma medida que visa proibir o uso de celulares em escolas públicas e privadas no Brasil. Segundo apuração do repórter Túlio Amâncio, a intenção é lançar a medida em outubro e enviar a proposta para o Congresso.

Segundo dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), exame aplicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mais de 45% dos alunos relatam que o uso de dispositivos em sala de aula atrapalha a atenção nas aulas de matemática. 

Divulgação

“Baseado em estudos científicos, baseado em experiências, mostrando o prejuízo que tem sido o uso desse equipamento livre para os alunos nas escolas. Vamos discutir, inclusive, se a proibição será sem sala de aula ou na própria escola. Claro que se essa é um projeto de lei, será discutido no Congresso Nacional, se até alguns estados iniciaram, até o próprio estado do Ceará, mas se possa dar segurança melhor para todas as redes municipais e estaduais. O MEC está determinado e a nossa posição é que tem sido um prejuízo para o aprendizado dos nossos alunos em todo o Brasil”, disse o ministro da Educação, Camilo Santana.

O índice aponta, também, o Brasil como o sexto país com a maior taxa (40,3%) de alunos que afirmam se dispersar quando observam o uso do equipamento por um outro colega.

O Brasil é um dos países em que se passa o maior tempo utilizando smartphones, telas e dispositivos eletrônicos- em média 9h diárias de uso da Internet segundo um levantamento recente. O brasileiro hoje se comunica, consome, informa-se e se relaciona com familiares, amigos e conhecidos, em grande medida, por meio de dispositivos digitais.

No caso de crianças e adolescentes, não é diferente. A última pesquisa TIC Kids Online, do Comitê Gestor da Internet no Brasil, apontou que em 2022, 92% da população com idade entre 9 e 17 anos era usuária de Internet no país, sendo o celular o dispositivo mais usado por crianças e adolescentes. 

A pesquisa ainda indicou que 86% dos usuários de 9 a 17 anos e 96% para os usuários de 15 a 17 anos possuíam ao menos um perfil em redes sociais.

Rio já proíbe em sala e no recreio

A Prefeitura do Rio de Janeiro já restringe o uso de celulares nas escolas da rede municipal. Segundo a publicação assinada pelo prefeito, Eduardo Paes, os dispositivos só poderão ser usados antes da primeira aula e após a última, à exceção de casos especiais.

A proibição do uso de celulares vale para dentro de sala de aula e também os intervalos entre as aulas, incluindo o recreio. Apenas na Educação de Jovens e Adultos será permitido o uso de celulares nos intervalos.

O decreto orienta que os celulares e demais dispositivos eletrônicos deverão ser guardados na mochila ou bolsa do próprio aluno, desligado ou ligado em modo silencioso e sem vibração.

Em São Paulo, o caso está parado na Alesp 

O estado de São Paulo já tem restrições ao uso de celulares nas escolas, mas o texto que visa proibir o uso de celulares em São Paulo está na Assembleia Legislativa do estado. O projeto prevê que os colégios tenham um espaço para armazenar os dispositivos, já que os estudantes não devem ter “a possibilidade de acessálos durante o período das aulas”. 

A ideia do projeto é que a proibição valha para todo o período escolar. O projeto está na mesa da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Alesp.

Já o acesso as redes sociais através do WIFI e cabos das escolas estaduais de são Paulo foi bloqueado pelo governo da cidade no ano passado. Assim como aplicativos e plataformas de streamings que não tenham fins educativos.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Estudantes da rede estadual recebem medalhas da Olimpíada Nacional de Ciências em Teresina

Na edição deste ano, os estudantes da rede estadual de ensino conquistaram 168 medalhas, sendo 67 de ouro, 60...

Renovação de matrículas para o ano letivo de 2025 das escolas estaduais do Piauí iniciam na segunda (25)

A informação foi divulgada pelo governador Rafael Fonteles e pelo secretário da Educação, Washington Bandeira, nesta sexta-feira (22). A renovação...

Júnior Nato destaca parcerias no Pactos pelo Piauí e participa de confraternização do PT em Teresina

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito de Jerumenha, Júnior Nato (PT), reeleito para o quadriênio 2025-2028, participou...

TSE Unificado: divulgados horários das provas em 8 de dezembro

Concurso será realizado nas 27 capitais brasileiras Os candidatos do Concurso Unificado da Justiça Eleitoral já podem verificar, por meio...
spot_img

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é lembrado neste sábado

Brasil deve ter quase 8 mil casos anuais da doença até 2025 O Brasil poderá completar o triênio de 2023...

Ação de saúde realizada pela Prefeitura de Guadalupe e SENAR atende 685 pessoas com serviços especializados

Saúde do Homem e da Mulher Rural. A Prefeitura de Guadalupe, em parceria com o SENAR Piauí, realizou na última...
spot_img

Posts Recomendados