Ministério Público abre investigação contra prefeito de Antônio Almeida por suspeita de contratos fantasmas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Por Gleison Fernandes.

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) instaurou um procedimento preparatório para apurar possíveis irregularidades no vínculo de servidores públicos da Prefeitura de Antônio Almeida, administrada pelo prefeito Marcelo Toledo (MDB). A portaria que formaliza a investigação foi publicada no Diário Eletrônico do MPPI.

Prefeito Marcelo Toledo – Foto: Instagram

De acordo com o promotor de Justiça responsável pelo caso, Raimundo Nonato Ribeiro Martins Júnior, as apurações visam esclarecer a existência de supostos contratos fictícios e a atribuição indevida de cargos públicos sem a anuência dos interessados.

A investigação teve início após uma denúncia encaminhada à Ouvidoria do MPPI. O denunciante relatou que, ao acessar sua Carteira de Trabalho Digital, constatou a existência de três contratos ativos vinculados ao seu CPF pela Prefeitura de Antônio Almeida. Dois desses contratos não possuíam ocupação definida, enquanto o terceiro indicava o cargo de “Capitão da Polícia Militar” — função que não consta no histórico profissional do denunciante e é incompatível com suas qualificações.

Diante dos indícios, o MPPI instaurou uma Notícia de Fato para apurar os elementos apresentados. O promotor destacou que os fatos podem configurar violação aos princípios da legalidade e da moralidade administrativa, além de caracterizar atos de improbidade, conforme previsto na Lei de Improbidade Administrativa.

“O Ministério Público deve zelar pelo fiel e correto cumprimento das legislações vigentes no Ordenamento Jurídico Pátrio; podendo instaurar, sob sua presidência, inquérito civil ou requisitar de qualquer organismo público ou particular certidões, informações, exames ou perícias”, destacou o promotor na portaria.

A Prefeitura de Antônio Almeida foi oficiada e deverá prestar esclarecimentos sobre os fatos denunciados no prazo legal.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Ação do MPF aponta uso indevido de mais de R$ 118 milhões da saúde na gestão Dr. Pessoa em Teresina

O Ministério Público Federal (MPF) ingressou na última segunda-feira (15) com uma ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito...

Transnordestina avança com todos os lotes contratados e fortalece logística no Piauí

O Governo Federal informou que todos os lotes da Ferrovia Transnordestina já contam com contratos de obras firmados, o...

Justiça mantém prisão domiciliar e afastamento da vereadora Tatiana Medeiros de suas funções na Câmara

Decisão unânime mantém tornozeleira eletrônica e impede retorno da parlamentar ao cargo; julgamento deve ser concluído apenas em 2026. A...

Câmara de Jerumenha aprova PPA, LOA e outros projetos do Executivo por unanimidade

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha realizou, na noite desta terça-feira, 16 de dezembro,...
spot_img

Concurso Seduc: publicado edital com salários de R$ 5 mil para professor no Piauí; confira

As inscrições começam no próximo dia 22 de dezembro e vão até o dia 20 de janeiro de 2026. Foi...

Cerca de 73% dos professores serão beneficiados pelo novo Imposto de Renda da Pessoa Física

Pelo menos 1,5 milhão de docentes da educação básica terão mais renda disponível e cerca de 620 mil deixam...
spot_img

Posts Recomendados