Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Ministério Público lança a campanha “não pule a infância”, contra o trabalho infantil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

1,8 milhão de crianças e adolescentes estão em situação de trabalho infantil, o que representa 4,6% do total de pessoas entre 5 a 17 anos no Brasil.

O Ministério Público do Trabalho (MPT), desenvolve ao longo desta semana de Carnaval a campanha “Não pule a infância”, um convite à reflexão sobre as condições das crianças no Brasil, especialmente as negras e as de baixa renda. A campanha tem o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).

“Não pule a infância”

Na época da mais tradicional festa do Brasil, o carnaval, o MPT lança a campanha para destacar a necessidade de que as crianças estejam na escola, no esporte, no lazer, na convivência familiar e comunitária. De acordo com o órgão é preciso desfazer o mito de que o trabalho infantil é bom para o futuro e dignifica o caráter. Ao longo da campanha serão divulgadas quatro peças publicitárias durante esta semana de carnaval para reforçar o mote da campanha. Não pule a infância. Chega de trabalho infantil.

A campanha, divulgada nas redes sociais da instituição e dos parceiros, aponta que o labor precoce tem impacto negativo no rendimento escolar, aumenta a evasão e deixa a criança mais vulnerável à exploração sexual, ao tráfico de drogas e a acidentes de trabalho.

Para a coordenadora nacional de combate à exploração do trabalho da criança e do adolescente do MPT, Ana Maria Villa Real, a campanha é “um chamado ao exercício da empatia, da compaixão, da solidariedade, da cidadania e do controle social. O trabalho é uma atividade inerente ao mundo adulto. Criança não é adulto em miniatura. Elas têm direitos que devem ser assegurados com prioridade absoluta pela família, pelo Estado e pela sociedade.”

Dados de trabalho infantil

O último levantamento feito em 2019 pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que 1,8 milhão de crianças e adolescentes estão em situação de trabalho infantil, o que representa 4,6% do total de pessoas entre 5 a 17 anos no Brasil.

Desse total, 66,1% são pretos ou pardos. A pesquisa também confirma o aumento da evasão escolar em decorrência do trabalho infantil. O percentual sobe de 3,4% (entre aqueles que não trabalham) para 13,9% (entre os trabalhadores mirins).

Para a procuradora Ana Maria Villa Real, “os dados mostram que o trabalho infantil tem cor, renda e classe social. São crianças ou adolescentes de comunidades periféricas”, explica.

No Ministério Público do Trabalho, os números seguem elevados. Em 2021, foram 1.807 Inquéritos Civis, 264 ações judiciais e 664 Termos de Compromisso de Ajuste de Conduta (TAC) na área de combate ao trabalho infantil.

Para mudar essa realidade, a coordenadora nacional defende a importância da conscientização e da “desmistificação” de conceitos ainda defendidos por parte da sociedade.

“O trabalho infantil não pode ser romantizado ou naturalizado. Quando a criança ‘pula’ a infância e antecipa a fase adulta, ela perde o necessário período de desenvolvimento e de preparação para a vida adulta”, conclui.

Com informações MPT

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Governo Federal contratará brigadas para combater incêndios no Piauí

O Governo Federal autorizou a contratação de brigadas federais para combater incêndios em quatro cidades do Piauí.  A portaria,...

Brasil trava no letramento: Inaf aponta 29% de analfabetos funcionais entre 15 e 64 anos

Com 29% da população em situação de analfabetismo funcional, Brasil estagna em habilidades básicas de leitura, escrita e matemática...

Enem 2025: MEC anuncia datas de inscrições e provas

Provas serão aplicadas em 9 e 16/11 O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas...

Nikolas Ferreira, estrela da oposição, dita o ritmo da resposta do governo Lula a crises

Vídeos do deputado pressionam presidente e fazem a gestão do petista acelerar o passo na reação a assuntos desgastantes Mesmo...
spot_img

Wellington Dias participa de lançamento do programa Maranhão Livre da Fome

Titular do MDS também anunciou diversos investimentos no estado relacionados à segurança alimentar O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social,...

Líderes da Europa dão ultimato para Putin aceitar trégua na guerra contra Ucrânia

Eles se reuniram neste sábado (10) em Kiev e decidiram que, se o presidente russo Vladimir Putin não concordar...
spot_img

Posts Recomendados