Ministra das Mulheres lança no Piauí mobilização nacional para zerar os casos de feminicídio

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A ação conjunta do governo federal e do Governo do Piauí instituiu o Pacto Estadual de Prevenção ao Feminicídio.

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, esteve em Teresina, nesta quinta-feira (12), onde lançou, em solenidade na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), a Mobilização Nacional pelo Feminicídio Zero. Na oportunidade, foi instituído o Pacto Estadual da Prevenção ao Feminicídio, ação conjunta com o Governo do Piauí, por meio da Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi). 

O momento solene tem como finalidade chamar atenção para a problemática do feminicídio, além de questões como a violência doméstica e familiar, feminicídio, misoginia e discriminação. “Nós precisamos do engajamento da sociedade brasileira. Nós estamos lançando essa campanha porque a violência contra as mulheres está crescendo. E isto aumenta pelo ódio estabelecido contra as mulheres em nosso país. Precisamos enfrentar este ódio”, defende a ministra Cida Gonçalves.

221A3039.jpg

Representando o Governo do Piauí, a secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, falou sobre parcerias com o Ministério das Mulheres (MMulheres) e ações específicas do governo piauiense para ampliar a rede de atendimento. “Além das Casas da Mulher Brasileira em Teresina e Parnaíba, estamos com parcerias do governo federal para fortalecer a rede de atendimento. Temos Centros de Referência que serão entregues em Picos e São Raimundo Nonato. O governador Rafael Fonteles anunciou outro em Floriano. Para combater a violência, o principal é denunciar, seja por meio do disque 180 ou outros canais de atendimento”, acrescenta a gestora.

221A3025.jpg

Ainda na Alepi, a ministra Cida Gonçalves e a secretária Zenaide Lustosa participaram da audiência pública para apresentação dos dados do Pacto de Enfrentamento à Violência Contra às Mulheres, onde foi assinado termo de cooperação técnica para a prevenção ao feminicídio no estado do Piauí.

Feminicídio Zero e o Pacto Estadual de Prevenção ao Feminicídio

A Mobilização Feminicídio Zero, com foco na interseccionalidade entre todas as entidades públicas, privadas e a sociedade civil, busca desenvolver um modelo de gestão e atendimento com igualdade de direitos e sem violência contra a mulher.

No lançamento da mobilização, também foi instituído o Pacto Estadual de Prevenção ao Feminicídio, que define diretrizes para promover segurança às mulheres. A ideia é fortalecer o enfrentamento à violência e garantir o acesso à justiça.

221A2928.jpg

As diretrizes têm três eixos, que correspondem à prevenção primária, evitando que a violência ocorra; secundária, impedindo o agravamento da violência e oferecendo suporte necessário à vítima; e terciária, oferecendo a rede para amenizar os efeitos da violência.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Mega-Sena acumula de novo e vai a R$ 55 milhões; veja os números

As apostas podem ser feitas até as 19h no dia do sorteio, em lotéricas, na internet ou no aplicativo...

Rafael Fonteles anuncia novas obras do OPA para Floriano em 2025

As intervenções promoverão melhorias na infraestrutura e na mobilidade urbana, beneficiando a população. O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi)...

Guadalupe alcança nota máxima em alfabetização, conquista o Selo Ouro e prefeita Neidinha celebra o resultado

O município de Guadalupe alcançou a nota máxima de 100 pontos no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, conquistando...

WhatsApp lança recurso que transforma áudios em mensagens de texto

A Meta, empresa dona do WhatsApp, do Instagram e do Facebook, anunciou que irá habilitar o recurso de transcrição...
spot_img

Júlio César irá se reunir novamente com Rafael Fonteles para reforçar o desejo de mais espaços para o PSD

‘Queremos que o governador raciocine matematicamente’  Presidente do PSD no Piauí, o deputado federal Júlio César revelou que vai se...

Campanha alerta para versão contemporânea do trabalho escravo

Dados da CPT mostram que 82,6% das vítimas são negras Durante este mês da Consciência Negra, a Comissão Pastoral da...
spot_img

Posts Recomendados