Ministro Wellington Dias destaca avanço no combate à fome com redução de índice de desigualdade

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, titular do MDS falou sobre crescimento e o aumento da renda em todas as faixas salariais

Durante a terceira reunião do Pleno do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) da Presidência da República, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, apresentou os avanços alcançados no combate à fome e à pobreza, destacando a redução da desigualdade e o aumento da renda dos trabalhadores.

“Tivemos a maior redução do índice de desigualdade da história do país em 2023, o mais baixo índice de extrema pobreza e de desigualdade da pobreza do país”, afirmou o titular do MDS. “Das 21 milhões de famílias do Programa Bolsa Família, 19,7 milhões deixam a extrema pobreza graças à combinação da transferência de renda com a renda do trabalho”, completou.

O ministro destacou ainda o crescimento econômico e o aumento da renda em todas as faixas salariais, incluindo os 5% mais pobres, com 3,4 milhões de famílias que deixaram o Bolsa Família devido ao aumento da recursos provenientes do trabalho e do empreendedorismo.

Pela tarde, a reunião do CDESS teve como foco o debate sobre soluções de curto e médio prazo para erradicar a fome no Brasil. Os conselheiros apresentaram os resultados do período de trabalho, onde foram realizadas 45 reuniões de comissões, 66 encontros de grupos de trabalho e oito eventos relacionados, além de dois internacionais.

Segundo Wellington Dias, o objetivo do governo vai além do combate à insegurança alimentar. “Queremos tirar da fome, sim, mas também da extrema pobreza e da pobreza, construindo um país com uma grande classe média”, afirmou Dias.

O crescimento econômico, com aumento da renda em todas as faixas salariais e a volta da população ao mercado de trabalho, contribuiu para um cenário positivo. O novo modelo do Bolsa Família, que incentiva o empreendedorismo e o trabalho formal, tem se mostrado eficaz, com o registro de 4,6 milhões de CNPJs de pessoas do Cadastro Único (CadÚnico), 6 milhões de pessoas trabalhando e recebendo o Bolsa Família integral e 3 milhões que ganham, ao somar a renda, a metade do valor do benefício, pois trabalham de carteira assinada.

Trabalho conjunto

Na mesa de abertura do evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou a importânica do diálogo, do trabalho conjunto e do Conselhão para implementação de políticas públicas.  “Este país será do tamanho que a gente quiser que ele seja. O que não pode é cada setor achar que é ele que tem que ganhar. O Conselho reflete um governo que representa a sociedade civil para tentar apresentar propostas e solucionar problemas que, muitas vezes, o Governo sozinho não consegue”, defendeu.

Para Wellington Dias, o Conselhão é importante para combater desigualdades no Brasil. “O desenvolvimento sustentável não é uma escolha, é uma necessidade. E o Conselho tem a responsabilidade de ser um agente transformador. É assim que o Brasil entra no rumo certo”, comentou.

Avanços

Durante o encontro, foram assinados diversos instrumentos. Entre eles, o decreto sobre a Política Nacional de Primeira Infância — que estabelece diretrizes para a elaboração da Política Nacional Integrada para a Primeira Infância e institui o Comitê Intersetorial, tendo como premissa fundamental a criança (até os seis primeiros anos de idade) como prioridade absoluta.

Além disso, foram formalizados decretos sobre a Estratégia Nacional da Economia Circular e sobre Projetos Tecnológicos de Alto Impacto. Também foram sancionados o Programa Mobilidade Verde e Inovação; o  Marco Regulatório do Fomento à Cultura e as Diretrizes dos planos de adaptação à mudança do clima.

Evento – O CDESS é formado por 250 pessoas de vários setores empresariais, movimentos sociais e da sociedade civil. Os encontros são semestrais, mas cada grupo de trabalho e comissão temática realiza reuniões paralelamente, com a finalidade de discutir propostas a serem apresentadas ao Governo Federal, relacionadas à formulação de políticas que reduzam as desigualdades e fomentem o desenvolvimento econômico sustentável do país.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

MDS reforça assistência social do Amazonas com a entrega de 43 veículos do MobSUAS

Ministro Wellington Dias realizou entrega da frota, que vai facilitar acesso de equipes municipais aos usuários do SUAS, em...

Leis de proteção às crianças enfrentam cultura de violência no país

Neste ano já foram feitas mais de 129 mil denúncias de violações O contorno com a família em mãos dadas,...

Marcos Parente realiza mais uma feira com foco no empreendedorismo e registra grande movimentação na Praça Pedrosa de Luna

A feira conta com 24 stands, comercializando os mais diversos produtos e serviços, o que promete impulsionar mais oportunidades...

Plano real completa 30 anos: R$ 1 de hoje equivale a apenas R$ 0,12 da época do Plano Real

A inflação acumulada desde junho de 1994, quando o real foi lançado, é de 708%. Para ter o mesmo...
spot_img

Sasc e Equatorial Piauí assinam Termo de Cooperação para o cadastramento de novas famílias na Tarifa Social de Energia

No Piauí, 585 mil pessoas são beneficiadas com o desconto. A  Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos(Sasc) e...

População de Floriano comparece à 1ª noite do “São João de Tradição”

Neste 2024, o São João de Tradição atuou de forma itinerante em seis regiões da cidade, no mês de...
spot_img

Posts Recomendados