MP ingressa ação contra o prefeito de Marcolândia por descumprimento de decreto e reabertura de comércio

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) ajuizou uma ação civil com pedido de tutela de urgência contra o prefeito de Marcolândia, Francisco Pedro de Araújo, o Chico Pitu.

Prefeito Chico Pitu

A ação do MP contra o prefeito Chico Pitu determina obrigatoriedade de anulação dos Arts. 3º e 4º  do Decreto Municipal nº 035/2020, de 08 de junho 2020, que autorizam o funcionamento do comércio no município de Marcolândia.

Na ação impetrada obriga a não autorização do funcionamento do comércio até que novo decreto do governador do estado do Piauí ou norma federal disponha o contrário.

No pedido do Ministério Público expede à Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Conselho Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária Municipal, notificando-os da decisão liminar proferida, para que fiscalizem seu cumprimento mediante a apresentação de relatório, observando, inclusive, que o não atendimento poderá acarretar a responsabilização por crime de desobediência.

O MP requer, ainda, a fixação de multa no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) por dia de descumprimento, podendo ser ampliada em reforço à eficácia da decisão mandamental, a ser aplicada ao Prefeito Municipal de Marcolândia/PI, com possibilidade de imediato bloqueio das contas bancárias via BACENJUD.

Após descumprimento do decreto estadual e também do próprio Decreto Municipal nº 34/2020 por meio de veiculação de um áudio nas redes sociais de autoria do prefeito, Chico Pitu, determinando abertura de bares e restaurantes, contrariando e desrespeitando as medidas de isolamento social como forma de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19), os  casos de pessoas positivadas com a doença subiram significativamente.

Marcolândia registra 65 casos confirmados, 46 suspeitos, 91 descartados, 202 notificados, 20 recuperados e 00 (nenhum) óbito, de acordo com o boletim desta sexta-feira (12), atualizado às 20h20min.

Um comparativo com dados do boletim das últimas 48 horas, de dia 10 de junho, com relação ao relatório de ontem, sexta-feira, 12 de junho, verifica-se elevação dos casos de pessoas contaminadas em quase 30% (casos positivos).

Com informações do Cidadesnanet

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Ministério da Saúde intensifica vigilância e prevenção contra influenza aviária em humanos

Pasta lançou Plano de Contingência Nacional do Setor Saúde para Influenza Aviária. Ação é preventiva, ainda que Brasil não...

2024: o ano do combate à fome e redução da pobreza

Os primeiros resultados do esforço do Governo Federal em novamente retirar o Brasil do Mapa da Fome começaram a...

Calendário de pagamento do Bolsa Família de 2025 já está disponível

Determinado pelo último dígito do Número de Identificação Social (NIS), a transferência de renda terá início em 20 de...

Em que dia Jesus nasceu segundo os evangelhos e com se estabeleceu a data de 25 de dezembro?

É impossível determinar com certeza data do nascimento de Jesus, embora historiadores concordem que poderia ter ocorrido por volta...
spot_img

Rafael Fonteles inaugura obras em Domingos Mourão, Cocal dos Alves e Cajueiro da Praia nesta quinta (26)

Dentre as entregas do dia, está a inauguração da nova rodovia PI-258, trecho que liga o Piauí ao Ceará. O...

Filhos do meio são mais agradáveis, humildes e honestos do que os irmãos, aponta estudo

Crianças de famílias maiores também são melhores de se conviver do que crianças de núcleos reduzidos, mas resultados contradizem...
spot_img

Posts Recomendados