Além de rodas de conversa e apresentação cultural, o museu recebe as exposições de Fafá Guimarães e Pedro Vidal, que permanecem abertas ao público até o dia 31 de março.
Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no mundo inteiro no dia 08 de março, o Museu do Piauí abre nesta sexta (06), a partir das 8h30, a V Semana da Mulher, com o tema “Encontro de Saberes e Reviveres das quebradeiras de coco”. Além de rodas de conversa e apresentação cultural, o museu recebe as exposições de Fafá Guimarães e Pedro Vidal, que permanecem abertas ao público até o dia 31 de março.
“O que nos motivou a criar essa exposição foi o desejo de descentralizar esses saberes das quebradeiras de coco que ficam somente naquela região, assim como a cultura dos povos indígenas, rurais e quilombolas. Então é para os grandes centros saberem realmente sobre a história, a raiz, como foi construída a nossa cultura, nossa colonização, e a ideia é transformar depois isso em um livro e documentário’, conta Fafá Guimarães.
A programação começa com uma apresentação cultural, e em seguida haverá a abertura da exposição fotográfica sobre as quebradeiras de coco da região de São João do Arraial. Logo após tem uma roda de conversa com a participação de Chica Lera, integrante do movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), a vice-governadora, Regina Sousa, a Prefeita de São João do Arraial, Vilma Lima, a pesquisadora Rejane Tavares (SEPLAN) e Prof. Dra. Inês Maria Araújo, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
No sábado (07) haverá a abertura de outra exposição com o tema “Mulheres”, de Lu Rebordosa, e um bate-papo com o tema “Mulheres da Arte, que diferença faz?” com Luzia Amélia, Mariana Paz, Tássia Araújo e Ayla Lopes.
As visitas mediadas às exposições acontecem de 8h às 12h, até o dia 31 de março, na galeria de artes do Museu do Piauí.
Com informações do Meio Norte