“Não conseguimos falar com ninguém”, diz Lula sobre negociação com governo americano

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Presidente Lula critica falta de diálogo de Trump e afirma que não vai “mendigar” conversa com governo norte-americano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar, nesta quinta-feira (28/8), a ausência de diálogo entre Brasil e Estados Unidos em meio à disputa comercial provocada pelo tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo o petista, apesar dos esforços de sua equipe econômica e diplomática, ainda não foi possível contato com algum representante do governo norte-americano.

Montagem feita pelo g1. — Foto: — Foto: Ricardo Stuckert/PR e REUTERS/Kevin Mohatt

“Até agora a gente não conseguiu falar com ninguém, com ninguém dos Estados Unidos. Nem o Mauro [Vieira] não conseguiu falar, nem o Alckmin, e o Haddad estava com uma reunião com o secretário de tesouro que suspendeu a reunião e foi se reunir com o deputado Eduardo Bolsonaro”, afirmou o presidente brasileiro.
Lula ainda caracterizou as atitudes do governo Trump como “uma demonstração da falta de seriedade nessa relação com o Brasil”.

Tarifaço

  • No fim de julho, Donald Trump assinou uma ordem executiva que oficializou a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados para os EUA. O percentual resulta da soma de uma alíquota de 10%, anunciada em abril, com outros 40% adicionais.
  • A sobretaxa entrou em vigor em 6 de agosto, mas deixou de fora quase 700 itens, como suco de laranja, petróleo, aeronaves, castanhas e minérios de ferro. Esses produtos seguem sujeitos apenas à tarifa de 10%.
  • Segundo Lula, o governo brasileiro escalou ministros de peso para conduzir as negociações – Geraldo Alckmin (Indústria, Comércio e Serviços), Fernando Haddad (Fazenda) e Mauro Vieira (Relações Exteriores) –, mas não houve abertura da Casa Branca.
  • “Ninguém pode dizer que eu não quero negociar, o problema é que os americanos não querem. Porque o presidente americano se acha dono do planeta”, criticou.

“Nem carta mandou”

Já em entrevista à TV Record de Minas Gerais, Lula afirmou que não pretende “mendigar” uma conversa com Trump e fez críticas diretas à postura do republicano.

“Um homem que anda de cabeça erguida, tem dignidade, não rasteja diante de outro homem. O dia que o Trump quiser, eu estarei pronto para conversar. Mas ele nem carta para mim mandou”, disse.

Lula também ironizou a falta de empenho de Washington ao mencionar o cancelamento de uma reunião prevista com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a opção do governo norte-americano por se encontrar com o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Apesar do tom crítico, o presidente brasileiro reiterou que está aberto ao diálogo. “A hora que eles quiserem negociar, o ‘Lulinha paz e amor’ está de volta. Não tenho medo de errar”, declarou.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Vice, Senado e sucessão: jogo de 2026 expõe fogo amigo entre Rafael e Wellington, ambos de olho em 2030

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Mesmo com o discurso público de unidade, os movimentos recentes do ministro do...

Zé Pereira em Barão de Grajaú terá Rafa e Pipo, filhos de Bell Marques, no Bloco do Povão

O Bloco do Povão promete abrir a festa com muita animação e tradição na Praça da Matriz, reunindo moradores...

Brasil registra alta no número de pessoas desaparecidas, atingindo recorde em 2025

Em 2025, 84 mil pessoas desapareceram no Brasil; número é o maior registrado desde o início da série histórica,...

Piauí tem alerta de chuvas intensas para 159 municípios

A previsão é de precipitações entre 30 e 60 mm por hora, acompanhadas de ventos fortes de 60 a...
spot_img

Lula apoia soberania da Venezuela e espera se encontrar com Trump em março

Presidente falou sobre agenda internacional, relações com EUA e defendeu a soberania da Venezuela em relação aos EUA A declaração...

Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio principal vai a R$ 102 milhões

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6. Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.965 da Mega-Sena, realizado...
spot_img

Posts Recomendados