Próximo lote com mais imagens deve ser apresentado ao mundo na terça-feira (12), em uma transmissão que começará às 11h30 (horário de Brasília).
A Nasa, em parceria com a ESA (Agência Espacial Europeia) e a CSA (Agência Espacial Canadense), divulgou, nesta segunda-feira (11) a primeira imagem colorida do telescópio Espacial James Webb. A divulgação da fotografia foi feita pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pelo canal da agência.
“Esta primeira imagem do Telescópio Espacial James Webb da NASA é a imagem infravermelha mais profunda e nítida do universo distante até hoje. Conhecida como o Primeiro Campo Profundo de Webb, esta imagem do aglomerado de galáxias SMACS 0723 está repleta de detalhes. Milhares de galáxias – incluindo os objetos mais fracos já observados no infravermelho – apareceram na visão de Webb pela primeira vez”, anuncia a Nasa.
“Esta fatia do vasto universo cobre um pedaço de céu aproximadamente do tamanho de um grão de areia segurado no comprimento de um braço por alguém no chão”, inclui.
O próximo lote com mais imagens deve ser apresentado ao mundo na terça-feira (12), em uma transmissão que começará às 11h30 (horário de Brasília).
Na semana passada, a Nasa publicou uma lista dos cinco objetos celestes escolhidos para a estreia do Webb. Entre elas estão duas nebulosas — enormes nuvens de gás e poeira lançadas no espaço por explosões estelares que formam berçários para novas estrelas — e dois conjuntos de aglomerados de galáxias.
O Webb, utiliza, principalmente o espectro infravermelho para suas observações e é cerca de 100 vezes mais sensível do o Telescópio Espacial Hubble — que está orbitando a Terra a 547 quilômetros de distância e opera principalmente nas áreas óptica e ultravioleta.
Ingrid Oliveirada CNN