Satélite registrou passagem do eclipse, que forma algo semelhante a um anel de fogo no céu; no Brasil, evento começou por volta das 15h
Imagens divulgadas pela Nasa mostram a sombra projetada pela Lua sobre o Brasil durante o eclipse solar anular, neste sábado. Quando esse tipo de eclipse ocorre, algo semelhante a um anel de fogo surge no céu. Por isso, a data é tão aguardada. No entanto, apenas algumas regiões do planeta conseguiram acompanhar o fenômeno em sua plenitude, entre elas algumas partes do Brasil. A maioria dos estados conseguiu ter ao menos uma visualização parcial do fenômeno.
O registro feito pelo satélite mostra o momento em que o eclipse passa sobre o Norte e o Nordeste do Brasil, locais que tiveram melhor visualização do evento. Também é possível ver que a região Sul, onde o eclipse foi parcial, aparece menos escura.
Apesar do mau tempo em muitos estados, o eclipse solar no Brasil começou por volta das 15h, e deve terminar às 17h30 (no horário de Brasília). Cada cidade tem visibilidade diferente, conforme a trajetória do eclipse. No entanto, a maioria da população brasileira conseguirá observar o fenômeno, mesmo que parcialmente. Todos podem acompanhar a formação do eclipse pelo canal da Nasa, no YouTube.
Veja imagens do eclipse solar anular pelo Brasil:
No mapa abaixo é possível ver como o eclipse se apresentou em cada estado:
Por O Globo — Rio de Janeiro