Por unanimidade, o escritor e advogado Nelson Nery Costa foi eleito presidente do Conselho Estadual de Cultura do Piauí (CEC) em reunião ordinária realizada nesta quinta-feira, 31 de outubro.
Ele substitui o poeta Cinéas Santos. A vice-presidência ficará a cargo de Maria do Rosário Sales.
Na ocasião, o novo líder da CEC ressaltou que trabalhará na integração da entidade com a população em geral, otimizando os espaços culturais e a sua difusão. Além disso, ele indicou para a formalização da Associação dos Amigos do Conselho de Cultura, que vislumbrará a atração de projetos e recursos.
Nelson Nery aproveitou para convidar os piauienses à posse de doze membros: 9 titulares e 3 suplentes, que ocorrerá na próxima terça (05). A solenidade acontecerá a partir das 10h na sede do Conselho, localizada na Rua 13 de Maio, 1513, Vermelha.
O mandato dos conselheiros empossados abrange o triênio 2019-2022. Durante a cerimônia, também será entregue a Medalha do Mérito Cultural, que homenageará dez figuras notáveis da cultura piauiense, valorizando o imprescindível trabalho que elas detêm para a promoção do nosso Estado.
A solenidade tem outra motivação especial: a comemoração do Aniversário de 54 anos do CEC (completados no dia 12 de outubro) e do Dia Nacional da Cultura. A entidade precede o Conselho Nacional de Cultura, ou seja, é a mais antiga do país.
Os novos conselheiros, são:
– Representantes do Poder Executivo:
. Nelson Nery Costa
. Cineas das Chagas Santos
. Cláudia Simone de Oliveira Andrade
. Poliana Sepúlveda Cavalcanti (suplente)
– Representantes do Poder Legislativo:
. Wilson Seraine da Silva Filho
. José Itamar Guimarães Silva
. Maria Dora de Oliveira Medeiros Lima
. Antônio Francisco Félix de Andrade (suplente)
– Representantes dos Produtores Culturais:
. José Gilson Moreira Caland
. Antônio Vagner Ribeiro Lima
. Maria do Rosário Sales
. João Batista Sousa Vasconcelos (suplente)