Netanyahu anuncia morte de chefe do Hamas: estamos prontos para encerrar guerra

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Declaração foi dada nesta quarta-feira (21), durante entrevista coletiva, a primeira concedida pelo premiê israelense desde dezembro.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que o chefe do grupo terrorista Hamas, Muhammad Sinwar, “aparentemente” foi morto durante uma operação israelense na semana passada, segundo o Times of Israel.

O comentário aconteceu nesta quarta-feira (21) durante entrevista coletiva — a primeira concedida pelo premiê desde dezembro.

Netanyahu prometeu retornar todos os reféns para Israel e confirmou que 20 deles estão vivos. Outros 38 levados pelos terroristas estão mortos, disse o premiê.

De acordo com o Times of Israel, Netanyahu também reiterou que há um plano “muito organizado” para alcançar objetivos de guerra na Faixa de Gaza e insistiu que o propósito é “claro e justificado”.

Conforme o Haaretz, o premiê israelense disse que derrotará os terroristas do Hamas e controlará todas as áreas da Faixa de Gaza para encerrar a guerra.

Ajuda humanitária

Sobre a distribuição de ajuda humanitária, forte alvo de críticas internacionais, Netanyahu afirmou que será feita por fases, em um plano elaborado em conjunto com os EUA para garantir que a entrada de comida “alcance crianças sem passar pelo Hamas”.

Ele disse que os residentes serão redirecionados para o norte de Gaza, sem detalhar como funcionará o processo.

A prevenção de uma crise humanitária é requisito para que “bons amigos” ajudem Israel, sinalizou o premiê, segundo o Hareetz.

O líder israelense tem enfrentado crescente pressão para permitir a entrada de ajuda humanitária e concordar com um cessar-fogo.

Nesta terça (20), até mesmo o presidente dos EUA, Donald Trump, demonstrou “frustração” e ameaçou retirar seu apoio ao aliado.

De acordo com a mídia israelense, Netanyahu disse estar disposto a aceitar um cessar-fogo temporário desde que atenda a requisitos claros que garantam a segurança de Israel, com o desarmamento da Faixa de Gaza e fim do controle da região pelo Hamas, além da libertação de todos os reféns.

Irã é temor crescente

Netanyahu ainda “enviou uma mensagem” para os EUA, conforme o Ynet, ao afirmar que o Irã continua uma ameaça para Israel.

“Continuamos em constante coordenação com os EUA e esperamos alcançar um acordo que previna o Irã de obter armas nucleares e enriquecer urânio”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Idosos podem ter Inclusão Digital como direito, diz proposta do senador Ciro Nogueira

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) apresentou o Projeto de Lei 4.792/2023, que propõe inserir a inclusão digital como um...

Guadalupe registra mais de 100 gestantes atendidas em 2025 com a ampliação do Projeto Mamãe Bebê

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou...

Júlio César destaca avanços e comprometimento do Sistema FAEPI/SENAR Piauí durante a 74ª Expoapi

Presidente do Sistema FAEPI/SENAR Piauí apresenta resultados de excelência em assistência técnica, qualificação e saúde no campo durante a...

Brasileiro que criou mosquitos “anti-dengue” é eleito um dos cientistas mais influentes do mundo

O pesquisador Luciano Moreira está na lista das 10 pessoas que moldaram a ciência mundial em 2025, segundo a...
spot_img

Águas do Piauí intensifica limpeza preventiva do esgotamento sanitário em Altos, União, José de Freitas e Água Branca

Segundo a concessionária, o descarte incorreto de resíduos segue como principal causa dos extravasamentos na rede coletora de esgoto A...

Pressão política leva Governo a reconsiderar implantação de pedágios na PI-247, no Sul do Piauí

O Governo do Piauí pode rever a instalação de três praças de pedágio ao longo de um trecho de...
spot_img

Posts Recomendados