“Ofertar dignidade e um ambiente em ótimas condições para alunos e gestores é fundamental para o processo de aprendizagem e é nossa prioridade”, disse o secretário de educação Nylfranyo.
A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Educação, entregou na manhã desta segunda-feira (03), a reestruturação das antigas escolas da localidade Amolar que a partir de agora, se chamará Escola Municipal Zuleide Marques Ozório. A solenidade contou com a presença do Prefeito Antônio Reis Neto, do secretário de Educação, Nylfranyo Ferreira, demais secretários, vereadores, familiares da homenageada, que dá nome à escola, demais autoridades, alunos e comunidade.
Antes, a comunidade contava com duas escolas: a Luís Crispiniano e a Sérgio José de Sousa. Na reforma, elas foram unificadas em uma só estrutura com cinco salas de aula, uma cantina, um depósito, quatro novos banheiros, sala dos professores, uma diretoria mais ampla e com banheiro, além de um espaço novo, que é um apartamento para uso dos professores.
Toda a estrutura do prédio foi renovada, ganhando piso novo em porcelanato, as instalações elétrica e hidráulica refeitas, reforma do telhado, salas forradas, substituídas todas as portas e janelas, a quadra recebeu uma limpeza completa, além da construção do muro com portão e com alambrado em todo o entorno da escola, que também recebeu mobiliário novo para todas as salas de aula.
Para o secretário de Educação, Nylfranyo Ferreira, uma escola com uma estrutura física de excelência é primordial para a melhoria da qualidade de ensino. “Ofertar dignidade e um ambiente em ótimas condições para alunos e gestores é fundamental para o processo de aprendizagem e é nossa prioridade”, disse Nylfranyo.
A entrega da escola reformada e fazendo homenagem póstuma à ex-gestora, professora Zuleide Marques Ozório, foi carregada de emoção e reconhecimento por todas as autoridades, representantes da comunidade e atuais gestores da escola que discursaram. “A professora Zuleide deu uma grande contribuição e não só para a educação do Amolar, mas para a comunidade”, pontuou o prefeito Antônio Reis Neto.
O novo nome da Escola atende à Lei 1.241, de 19 de junho de 2023, que foi proposta pelo vereador prof. Miguel Vieira, subscrita pela maioria dos vereadores e aprovada por unanimidade. “Não tem reconhecimento maior ao legado de uma pessoa que foi incansável e trouxe tantas conquistas para a educação do Amolar, do que ter o nome dela na escola. Nossa eterna gratidão!”, disse Hoslânia Marques, filha da homenageada. A família doou à escola um quadro com a foto da professora Zuleide e uma biografia resumida de sua trajetória da educação.