No G7, Lula condena ataque de Israel ao Irã e diz que há ‘vácuo de liderança’ global

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Na edição deste ano, o Brasil integra a sessão estendida da reunião, ao lado de outras nações estratégicas

Em seu discurso na sessão ampliada da Cúpula do G7, no Canadá, o presidente Lula (PT) citou as guerras na Ucrânia e no Oriente Médio e disse que há um “vácuo de liderança” global. Segundo o presidente brasileiro, é preciso devolver o protagonismo à Organização das Nações Unidas (ONU).

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente citou os recentes ataques de Israel ao Irã, que ameaçam “fazer do Oriente Médio um único campo de batalha, com consequências globais inestimáveis” , e voltou a condenar a atuação de Israel na Faixa de Gaza. “Nada justifica a matança indiscriminada de milhares de mulheres e crianças e o uso da fome como arma de guerra”, afirmou.

“É preciso que o Secretário-Geral lidere um grupo representativo de países comprometidos com a paz na tarefa de restituir à organização a prerrogativa de ser a casa do entendimento e do diálogo” , disse em sua fala nesta terça-feira 17.

Além disso, o presidente usou o espaço no G7 para reforçar o potencial brasileiro na transição energética, afirmando que o Brasil foi o primeiro País a investir em larga escala em alternativas renováveis e que 90% da matriz brasileira é de fontes limpas.

“É impossível discutir a transição energética sem falar deles e sem incluir o Brasil. Contamos com a maior reserva mundial de nióbio, a segunda de níquel, grafita e terras raras e a terceira de manganês e bauxita”, disse.

O G7 congrega as principais potências econômicas mundiais: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Japão. Na edição deste ano, o Brasil integra a sessão estendida da reunião, ao lado de outras nações estratégicas como África do Sul, Austrália, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Índia e México.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Entrada no Bolsa Família aumenta em 11,2% chance de saída da insegurança alimentar

Estudo do MDS, com base nos dados da Triagem para Risco de Insegurança Alimentar, aponta ainda que a probabilidade...

Prefeitura de Guadalupe cancela atrações deste sábado do Guadafolia em respeito à família enlutada

A Prefeitura de Guadalupe anunciou, na manhã deste sábado (7), o cancelamento da programação do Guadafolia 2026 prevista para...

Multidão prestigia o Guadafolia no Balneário Belém Brasília, em Guadalupe

A segunda edição do Guadafolia teve início na noite de sexta-feira, 6 de fevereiro, no Balneário Belém Brasília, em...

Ministério Público move ação para cancelar concurso da Prefeitura de Floriano

Ação aponta falta de transparência, vazamento de informações sigilosas e suspeitas na contratação da banca organizadora, comprometendo a confiabilidade...
spot_img

Pancreatite: 6 mortes suspeitas são associadas a canetas emagrecedoras

Dados da agência mostram ainda mais de 200 casos suspeitos de pancreatite ligados a medicamentos usados para diabetes e...

“Nenhum governador tem poder pleno sobre polícias”, diz pesquisadora

Carolina Grillo avalia que operações letais têm se disseminado Poucos dias depois de completar três meses, a operação policial mais...
spot_img

Posts Recomendados