No Piauí, 3.693 mil famílias atendidas pelo Bolsa Família não receberão Auxílio Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

No mês de setembro, 460.397 famílias receberam o Bolsa Família no estado. No entanto, o novo pagamento do Auxílio Brasil contemplará apenas 456.704 famílias.

Começa a ser pago nesta quarta-feira (17), o Auxílio Brasil, benefício temporário que substitui o Bolsa Família até o final de 2022. Segundo o coordenador Estadual dos Programas de Transferência de Renda, Roberto Oliveira, 3.693 famílias de baixa renda que eram assistidas pelo Programa Bolsa Família no Piauí não receberão o novo benefício.

De acordo com Roberto Oliveira, no mês de setembro, 460.397 famílias receberam o Bolsa Família no estado. No entanto, o novo pagamento do Auxílio Brasil contemplará apenas 456.704 famílias.

“São famílias de baixa renda que estão ficando sem a transferência de renda. Isto sem falar das famílias que recebiam o Auxílio Emergencial e que não receberão mais o Auxílio Emergencial, muito menos o Auxílio Brasil. É lamentável ver o fim do Bolsa Família e ver pessoas com vulnerabilidade de renda”, afirma o coordenador.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), em Teresina, 73.199 pessoas estão aptas a receber o benefício. Neste primeiro dia de pagamento, o novo benefício temporário será pago as pessoas que já recebiam o Bolsa Família e tem o número de inscrição social (NIS) com final 1. Em Teresina, a atualização e os novos cadastros de beneficiários são realizados pelas equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, os beneficiários do Programa Bolsa Família migraram automaticamente para o Auxílio Brasil. “O Auxílio Brasil veio para somar e ajudar. As pessoas devem manter a tranquilidade, porque o benefício não acabou, houve apenas a mudança do nome, antes era Bolsa Família, e agora é Auxílio Brasil, mas o benefício e os valores em dinheiro, que as pessoas já recebem, vão permanecer. Inclusive, com algum reajuste futuro. Esta migração se dá de forma automática, quem recebia o Bolsa Família, receberá o Auxílio Brasil. Sem nenhum tipo de problema, dificuldade ou burocracia”, explica.

As pessoas que pretendem fazer o cadastro para receber o auxílio devem ficar atentas para não cair em golpes. Na Capital, o Cadastro Único deve ser feito diretamente nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Ao todo, Teresina possui 19 CRAS disponíveis para o atendimento à população.

Nathalia Amaral/portalodia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Deputados aprovam pedido de empréstimo de US$ 600 milhões do Governo do Piauí

Segundo a justificativa do Executivo, o valor será utilizado na reestruturação da dívida estadual. A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)...

Sala do Empreendedor de Jerumenha é certificada com Selo Ouro pelo SEBRAE

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Sala do Empreendedor de Jerumenha foi certificada com o Selo Ouro de...

Veículos com mais de 20 anos de uso não vão pagar mais IPVA

Emenda constitucional foi promulgada nesta terça-feira O Congresso Nacional promulgou hoje (9) a Emenda Constitucional 137/25 que isenta veículos com...

Como o refrigerante sem açúcar pode prejudicar sua Dieta e metabolismo

Pesquisa associa consumo de bebidas adoçadas artificialmente à esteatose hepática; especialista explica como a 'compensação calórica' atrapalha a perda...
spot_img

Pesquisa Ipsos/Ipec revela: 40% consideram governo Lula ruim, enquanto 30% avaliam como bom

Foram realizadas 2.000 entrevistas, entre os dias 4 e 8 de dezembro; a margem de erro é de dois...

Defesa de Jair Bolsonaro pede ao STF autorização para cirurgia e prisão domiciliar humanitária

Segundo os advogados, os médicos estimam que as cirurgias a que Jair Bolsonaro deve submetido demandam "imediata internação hospitalar,...
spot_img

Posts Recomendados