A recomendação é que se beba bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas e que se evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Sete cidades do Piauí registraram no sábado (26) as maiores temperaturas do país, ficando São João do Piauí em primeiro lugar com 40.4 °C. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de onda de calor em 181 municípios do Piauí, incluindo a capital Teresina, que segue até às 18h de segunda-feira (28).
No sábado, na lista das 20 cidades com as maiores temperaturas, sete eram do estado do Piauí. São elas:
- São João do Piauí com 40.4 °C
- São Raimundo Nonato com 39.9 °C
- Picos com 39.3 °C
- Alvorada do Gurguéia com 39 °C
- Paulistana com 39 °C
- Bom Jesus do Piauí com 38.8°C
- Castelo do Piauí com 38.7 °C
O Piauí segue até segunda-feira com 181 municípios em alerta vermelho em decorrência da onda de calor, onde está prevista uma temperatura de 5°C acima da média, com risco de hipertermia, ou seja, quando o corpo fica em uma temperatura mais elevada que o normal, que pode até mesmo levar a morte.
Além disso, foi também emitido um alerta amarelo de baixa umidade relativa do ar em 200 municípios, que devem ficar entre 20% a 30% ficando de fora apenas os que estão localizados na região do extremo norte do estado.
A recomendação é que se beba bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas e que se evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Para este domingo a previsão em alguns municípios é de:
- Teresina com 36°C
- Parnaíba com 34°C
- Picos com 37°C
- Oeiras com 36°C
- Uruçuí com 35°C
- Bom Jesus com 35°C
- Campo Maior com 38°C
- Luís Correia com 36°C
- São Raimundo Nonato com 37°C
- São João do Piauí com 37°C
Por Bárbara Rodrigues – Cidadeverde.com