Nos EUA, Lula tem encontros Emmanuel Macron e Rei da Jordânia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Presidente participou da Assembleia Geral da ONU em Nova York

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve encontro bilateral com o presidente da França, Emmanuel Macron, nesta terça-feira (24), em Nova York, em agenda paralela à 79ª Assembleia das Nações Unidas. Segundo o governo brasileiro, os dois líderes conversaram sobre cooperação na área industrial e de defesa e discutiram a questão dos vistos na fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa.

Lula e Macron também falaram sobre o Ano do Brasil na França e o Ano da França no Brasil, em 2025, quando os dois países celebrarão os 200 anos de relações diplomáticas.

© Ricardo Stuckert / PR

Os dois presidentes também conversaram sobre o conflito na Ucrânia, a situação da Venezuela e a cooperação com o Haiti para a segurança e o desenvolvimento do país caribenho.

Mais cedo, Lula também se reuniu com o Rei Abdullah II, da Jordânia, em Nova York.

Na conversa, segundo a Presidência da República, o principal assunto foi o conflito no Oriente Médio, com foco na crise humanitária resultante da guerra de Israel na Faixa de Gaza e, agora, no Líbano.

Primeiro chefe de Estado a discursar no debate da 79ª Assembleia Geral da ONU, Lula afirmou que o Brasil não vai tolerar crimes ambientais e prometeu o fim do desmatamento ilegal até 2030.

Durante a tarde, em outro evento paralelo, em defesa da democracia, o presidente criticou a quebra de confiança do regime democrático, abalado pelo agravamento da exploração capitalista, abrindo espaço para extremismo e forças totalitárias.

A agenda de Lula em Nova York prossegue nesta quarta-feira (25), com reuniões bilaterais previstas com os presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa; da Colômbia, Gustavo Petro; e da Guatemala, Bernardo Arévalo.

Além disso, o presidente deve participar da abertura de uma Reunião Ministerial do G20 e de um almoço de trabalho sobre o Novo Pacto Financeiro Global.

Antes de embarcar de volta para Brasília, o presidente brasileiro deve conceder uma coletiva de imprensa para fazer um balanço da viagem.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Batista Lima é atração dos festejos de Barra do Lance, zona rural de Jerumenha, neste sábado, 28 de setembro

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A programação cultural promete agitar o final de semana no povoado Barra do...

ESCÂNDALO EM FLORIANO: Ministério Público Eleitoral pede inelegibilidade de Marcus Vinicius Kalume

Na ação, o promotor eleitoral, Edgar dos Santos Bandeira Filho, pede que seja reconhecido o abuso de poder político-econômico...

Apicultura do Piauí receberá investimentos de R$ 13 milhões provenientes da Codevasf 

Os investimentos executados pela empresa pública federal contribuíram para o estado saltar de 6º para 2º maior produtor de...

Projeto de Lei Orçamentária do Estado prevê investimentos nas áreas sociais, segurança e tarifa zero no Metrô de Teresina

O Projeto de Lei Orçamentária Anual do Governo do Piauí para o exercício financeiro de 2025 tem a previsão...
spot_img

Escolas Conectadas completa um ano promovendo cidadania digital

Além de viabilizar a conectividade de unidades de ensino para fins pedagógicos, Estratégia Nacional fomenta equidade no acesso à...

Eleições municipais não terão voto em trânsito

Quem não votar no primeiro turno pode votar no segundo Os eleitores que não estiverem em suas cidades no primeiro...
spot_img

Posts Recomendados