No primeiro cenário analisado, o senador Marcelo Castro (MDB) aparece com 28% das intenções de voto, seguido pelo deputado federal Júlio César (PSD), com 21% e Ciro Nogueira na terceira posição com 18%
Pesquisa divulgada pelo Instituto Real Time Big Data nesta segunda-feira (30) mostra que o presidente do PP, Ciro Nogueira, vai enfrentar problemas caso concorra à reeleição no Senado em 2026.Ele também é cotado como um eventual vice na formação de uma chapa presidencial da direita no ano que vem.
No primeiro cenário analisado, o senador Marcelo Castro (MDB) aparece com 28% das intenções de voto, seguido pelo deputado federal Júlio César (PSD), que tem 21%. Ciro Nogueira aparece numericamente na terceira colocação, com 18%, e está empatado tecnicamente com o parlamentar pessedista, já que a margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O empresário do agronegócio e bolsonarista Tiago Junqueira (PL) tem 9%. Votos em branco e nulos somam 10% e não souberam ou não responderam 14%.
Outro cenário
Em um cenário sem Ciro Nogueira, Marcelo Castro amplia sua liderança, alcançando 33% das intenções de votos, seguido por Júlio César, com 23%. Tiago Junqueira chega a 10%, e o ex-prefeito de Floriano, Joel Rodrigues (PP), anota 7%.
Votos nulos e em branco somam 11% e não souberam ou não quiseram responder 16% dos entrevistados.
Pesquisa Amostragem
Divulgada em 24 de setembro, uma outra pesquisa mostrou Ciro Nogueira em dificuldades. O levantamento realizado pelo Instituto Amostragem, encomendado pelo Grupo Meio Norte de Comunicação, mediu as intenções de voto para o Senado levando-se em conta os apoios políticos do presidente Lula, do governador do estado Rafael Fonteles (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Marcelo Castro e Júlio César aparecem liderando com tranquilidade o levantamento nos dois cenários analisados. No primeiro, Castro e César, ambos com o apoio de Lula e Fonteles, alcançam, respectivamente, 68,16% e 57,01% das intenções de voto. Nogueira, com o apoio de Bolsonaro, aparece com 29,43% e Tiago Junqueira (PL), igualmente apoiado por Bolsonaro, obtém 13,46%.
Em um segundo cenário, onde Joel Rodrigues substitui Ciro Nogueira na disputa, Marcelo Castro e Júlio César veem suas intenções de voto aumentarem ainda mais. Castro atinge 71,25% e César alcança 66,40% dos votos válidos, ambos com o apoio de Rafael Fonteles e Lula. Joel Rodrigues, com o apoio de Bolsonaro, registra 16,01% das intenções de voto, enquanto Tiago Junqueira, também apoiado por Bolsonaro, obtém 14,88%.
Por Glauco Faria – Revista Fórum







