Novo sistema da Defesa Civil atinge mais de 1 milhão de pessoas no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A iniciativa faz parte da estratégia de prevenção a desastres naturais, como enchentes, deslizamentos, vendavais e eventos extremos.

Neste sábado (14), a Defesa Civil Nacional realizou no Nordeste uma simulação do Defesa Civil Alerta, o novo sistema de envio de mensagens emergenciais. A ação alcançou mais de 1 milhão de pessoas nos municípios de Teresina, Picos, Esperantina e Uruçuí.

A iniciativa faz parte da estratégia de prevenção e resposta a desastres naturais, como enchentes, deslizamentos, vendavais e eventos extremos.

A estudante Maria Clara Castro foi uma das pessoas surpreendidas pelo alerta. “Tomei um susto. Estava limpando a casa e pensei que o celular estava com defeito. Só depois que li a mensagem vi que era um teste”, contou. Já a dona Joana, que estava no shopping no momento da simulação, não foi pega de surpresa. “Fiquei sabendo pela televisão, então já estava esperando”, relatou.

Foto: Ascom Sedec

Mas o que é o alerta?

Baseado na tecnologia Cell Broadcast, o sistema permite o envio de mensagens emergenciais diretamente aos celulares da população, sem necessidade de cadastro prévio ou uso de aplicativos. A mensagem aparece na tela como um pop-up, acompanhada de um sinal sonoro — mesmo com o aparelho em modo silencioso.

Foto: Francisco Gilásio
Foto: Francisco Gilásio

Segundo a coordenadora de Resposta da Defesa Civil Nacional, Lidiane Souza, o teste foi considerado um sucesso. “O alerta foi muito bem-sucedido. Ele foi 100% recebido por todas as operadoras. A partir de agora, qualquer alerta do tipo não será mais teste, será real. Então fiquem atentos aos celulares”, destacou.

Francisco Wellington, coordenador de Ensino, Pesquisa e Capacitação da Defesa Civil do Piauí, reforçou a importância da simulação. “Essa é uma ferramenta que chega para mostrar que estamos prevenidos. Agora é só um alerta, mas estamos nos capacitando para operá-la da melhor forma, beneficiando diretamente a população”, afirmou.

Foto: Francisco Gilásio
Foto: Francisco Gilásio

O novo sistema é uma iniciativa do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), em parceria com a Anatel e as operadoras de telefonia móvel. A tecnologia utilizada permite que as mensagens sejam direcionadas exclusivamente para celulares localizados em áreas de risco, garantindo precisão e agilidade nas notificações.

Com a chegada ao Piauí, o Defesa Civil Alerta passa a integrar oficialmente as estratégias de enfrentamento a desastres no estado, unindo tecnologia, prevenção e proteção à vida.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sine divulga vagas de emprego em Teresina, Floriano, Picos e Parnaíba; confira as oportunidades

Cadastro no Sine é obrigatório para concorrer; atendimento vai das 8h às 13h, com opções online e presenciais. O Sistema...

Fórum Comunitário do Selo UNICEF fortalece ações em defesa de crianças e adolescentes em Bertolínia

O município de Bertolínia realizou, na quinta-feira, 11 de dezembro, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, iniciativa que...

Empréstimo de R$ 3,2 bilhões é sancionado no Piauí para reestruturação de dívidas

A lei já está em vigor desde sua publicação no Diário Oficial do Estado Por Leônidas Amorim - Colunista do...

DENÚNCIA: Lobista de sentenças fez repasses à faculdade da família do governador Rafael Fonteles e a novo desembargador

Instituição de ensino gerida pela mãe do governador diz que valores recebidos dizem respeito a patrocínio de evento; procurados,...
spot_img

Gestão Lula caminha para terminar mandato com dívida maior que a prevista

O arcabouço fiscal, não conteve o avanço das despesas obrigatórias. O presidente Lula (PT) caminha para encerrar o mandato com...

STF tem placar de 3 votos a 0 contra marco temporal

Cristiano Zanin registrou seu voto em plenário virtual O Supremo Tribunal Federal (STF) registrou mais um voto pela inconstitucionalidade do marco...
spot_img

Posts Recomendados