Uma alimentação equilibrada e saudável não é apenas benéfica à saúde do corpo. Como aquele antigo ditado já diz, “você é o que você come”. Os alimentos que ingerimos também afetam o nosso emocional. Existem diversos alimentos que combatem a depressão que podem e devem ser adicionados ao nosso cardápio diário.
É o que explica a nutricionista do Sistema Hapvida, Beatriz de Mello. “A alimentação exerce um papel fundamental no controle da saúde mental. Tanto no aceleramento do desenvolvimento de alguma patologia, como a depressão, quanto ela também vai atuar de forma preventiva”, explica a profissional.
“Alguns estudos já mostraram que mulheres que possuem uma dieta rica em alimentos inflamatórios como excesso de açúcar e fritura, refinados, processados e industrializados, e o excesso de bebida alcoólica e de refrigerantes têm um risco maior de apresentar uma doença mental, como a depressão”, acrescenta Beatriz de Mello
O destaque para os alimentos preventivos vai para aqueles que são ricos em triptofano: salmão, atum, aveia em flocos, leite integral, brócolis e couve flor.
“O triptofano é um aminoácido precursor da serotonina. E a serotonina é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar, do bom humor e da saciedade. E ao consumirmos alimentos que auxiliam na produção destas substâncias, nós estamos influenciando no funcionamento do organismo de forma geral, inclusive na prevenção de doenças mentais”, explica a nutricionista do Hapvida.
Beatriz de Mello finalizou lembrando que depressão é uma doença grave e deve ser acompanhada por profissionais capacitados.