Jair Bolsonaro está inelegível até 2030, decisão do Tribunal Superior Eleitoral.
O Congresso poderia anistiar Jair Bolsonaro (PL) de acusações a que responde e colocá-lo novamente no jogo, apto para disputar o comando do Palácio do Planalto em 2026. A oposição sonha com isso, mas, pelas palavras de Ciro Nogueira (Progressistas), o descrédito já é maior do que a esperança.
Os cálculos
O senador entregou, em entrevista ao UOL nesta segunda-feira, 15, que a coalizão pró-Bolsonaro idealiza um desempenho mais do que satisfatório para a oposição em 2026. Para que o plano dê certo, Nogueira calcula a eleição de até 41 senadores fieis ao ex-presidente da República. Dando tudo certo, portanto, Jair Bolsonaro se livraria das condenações e se tornaria viável para 2030.
“Não tenho dúvida, principalmente, se mudar o condicionamento do Senado. Dá até para discutir se Lula, Bolsonaro ou Tarcísio vão ganhar, mas que a direita vai ter ampla maioria no Senado a partir de 2026, isso ninguém tem dúvida. Bolsonaro vai eleger em torno de 38 a 41 senadores, somado aos 15 que já são aliados a ele, imagina a força política de ter 54 senadores a partir de 2026?”, disse Ciro na entrevista ao portal UOL.
Calma…
Jair Bolsonaro está inelegível até 2030, decisão do Tribunal Superior Eleitoral. Os cálculos de Nogueira e companhia poderão ficar defasados a depender do resultado de outras investigações envolvendo o ex-presidente: falsificação de cartões de vacina, tentativa de golpe de Estado e venda ilegal de joias recebidas como presente no cargo.
As informações são do OitoMeia