Em setembro, tempo médio para o atendimento aos cidadãos foi de dois dias úteis, o mais baixo da história da pasta
A Ouvidoria-Geral do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) teve desempenho recorde e ficou em primeiro lugar no ranking entre as ouvidorias federais no quesito atendimento ao cidadão.
Foram analisados os dados das ouvidorias mais demandadas do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo: MDS, Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Fazenda e Ministério da Previdência Social.
No período de janeiro a setembro de 2023, a Ouvidoria do MDS recebeu 41.310 manifestações. Até julho, o tempo médio para o atendimento era de 5,86 dias. Em agosto foi reduzido para 4,34 dias e em setembro, após um trabalho intensificado, atingiu-se a marca de 2 dias úteis, o mais baixo da história do MDS, o que mostra o comprometimento para atender os cidadãos de forma célere.
A ouvidora-geral do MDS, Eliana Pinto, destaca que o cidadão tem esse espaço para comunicar seus problemas com a gestão pública e que uma ouvidoria inteligente tem que atender ao cidadão em tempo real. “Graças ao empenho do ministro, dos gestores, diretores, secretários e servidores, já podemos contar com essa vitória, de sermos validados com esse desempenho recorde de atendimento entre as ouvidorias mais demandadas. Isso para nós é uma vitória”, comemora.
“A gente pensa na pessoa lá fora, que quer uma informação da gestão, uma solução para seus pedidos, e que só tem a ouvidoria para relatar seus problemas. O presidente Lula determinou para a gestão dele dar esse atendimento digno às pessoas, se comunicar bem com os usuários desse serviço. O MDS está de parabéns, é o nosso dever!”, afirma.
O que é a ouvidoria?
A ouvidoria é um canal de comunicação que atua no diálogo entre o cidadão e o governo, de modo que as manifestações provoquem uma contínua melhoria nos serviços públicos prestados, garantindo a participação popular e a transparência.
Cabe à ouvidoria receber, examinar e encaminhar denúncias, reclamações, elogios, sugestões, solicitações de providências e pedidos de simplificação de serviços públicos relacionados às áreas de atuação deste ministério, bem como receber pedidos de acesso à informação, prestar informações e esclarecer dúvidas sobre as políticas, programas e ações do órgão.
Como registrar uma manifestação?
Telefone 121 – O serviço é gratuito e a ligação pode ser realizada tanto por um telefone fixo quanto por um celular, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Atendimento presencial: De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. Esplanada dos Ministérios – Bloco A, Sala T23 – Térreo.
Formulário eletrônico – Acesse aqui
Assessoria de Comunicação – MDS