Pais que não vacinarem os filhos podem responder criminalmente, alerta procurador

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O caso da não vacinação no futuro poderá ser interpretado como questão de omissão a atenção de incapaz.

Pais ou responsáveis que não vacinarem seus filhos contra a covid-19 poderão ser implicados criminalmente é o que adverte o procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, ao explicar, em entrevista na quarta-feira (19), ações que o Ministério Público do Estado (MP-PI) tem realizado para garantir que crianças e adolescentes sejam imunizados nos municípios piauienses.

“Temos feito essa orientação de que as crianças sejam imunizadas, até porque é um direito delas de serem vacinadas, assim como acontece em relação à gripe, ao sarampo e à coqueluche, por exemplo, que fazem parte do plano nacional de imunização. O caso da não vacinação no futuro poderá ser interpretado como questão de omissão a atenção de incapaz, inclusive com responsabilização criminal”, alertou o procurador.

Cleandro Moura

O posicionamento, de certo modo, se adequa à recente determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Em uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), o ministro Ricardo Lewandowski oficiou todos os chefes dos Ministérios Públicos Estaduais e do Distrito Federal para fiscalizarem o cumprimento da vacinação de menores de 18 anos contra a covid-19 em todo o país.

A decisão atende um pedido da Rede Sustentabilidade, ao questionar no STF a recomendação do Ministério da Saúde da vacinação de crianças de 5 a 11 anos “de forma não obrigatória” uma vez que o artigo 14 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e considera obrigatória a imunização nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias, e fere diretamente os preceitos fundamentais da Constituição Federal.

Ao acatar a argumentação, o ministro Lewandowski reforçou ainda que, segundo o artigo 201 do ECA, cabe ao Ministério Público zelar pelo respeito aos direitos e garantias legais assegurados às crianças e aos adolescentes e acionar a Justiça visando à aplicação de penalidade por infrações cometidas contra as normas de proteção à infância e à juventude.

Apesar de afirmar não ter sido notificado sobre o despacho do STF, Cleandro Moura pontua que o Centro de Apoio da Infância e da Juventude do MP-PI já tem realizado este trabalho de orientação em relação à vacinação de crianças e adolescentes, bem como a atuação do órgão com medidas mais pontuais relacionadas ao tema.

“Algumas promotorias já estão fazendo essa cobrança, buscando garantir que as crianças sejam vacinadas, inclusive que o retorno das aulas aconteça apenas com portadores do certificado de vacinação”, citou o procurador-geral de Justiça ao lembrar as recomendação neste sentido encaminhadas recentemente para as prefeituras das cidades de Elesbão Veloso, Francinópolis, Várzea Grande, Tanque do Piauí e Barra D’Alcântara.

“No momento o que temos é a orientação do Ministério Público em relação a vacinação. Em alguns outros locais, que ainda não é o caso do Piauí, a não apresentação do passaporte sanitário ou da vacinação pode ser até entendido como abandono de incapaz e um eventual processo por responsabilização criminal”, finalizou Cleandro Moura.

Com informações do STF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Cerca de 73% dos professores serão beneficiados pelo novo Imposto de Renda da Pessoa Física

Pelo menos 1,5 milhão de docentes da educação básica terão mais renda disponível e cerca de 620 mil deixam...

Brasil pode ter seu 1º lançamento orbital da história nesta semana

Nesta quarta (17), a empresa sul-coreana de serviços de lançamento de satélites, INNOSPACE, anunciou o reagendamento do lançamento de...

Júlio César recebe apoio de Lula e avança projeto ao Senado em 2026

Encontro no Planalto fortalece aliança com Rafael Fonteles e articulação da base no Piauí. O cenário político para as eleições...

Rodovia Transcerrados deve ser concluída até abril de 2026, anuncia DER-PI

A rodovia PI-397, conhecida como Transcerrados, deve ser totalmente concluída e inaugurada até abril de 2026. A informação foi...
spot_img

STF decide que empregador e INSS devem pagar mulher afastada do trabalho por violência

Quando o afasta objetivo de preservar sua "integridade física e psicológica". Esse afastamento deve manter o vínculo trabalhista. Os ministros...

Pesquisa Quaest, 1º turno: Lula lidera, e Flávio Bolsonaro é 2º em todos os cenários

Em todos os cenários, Lula terminaria o 1º turno à frente, com percentuais que vão de 34% a 41%,...
spot_img

Posts Recomendados