Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Papa diz que violência em nome de Deus é a “maior blasfêmia”

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em visita à cidade de Najav, no Iraque, o Papa Francisco disse que a violência em nome de Deus é a “maior blasfêmia”.

Deste lugar, onde a fé nasceu, terra de nosso pai Abraão, vamos afirmar que Deus é misericordioso e que a maior blasfêmia é profanar seu nome odiando nossos irmãos e irmãs“, disse Francisco.

No país deste 6ª feira (5.mar.2021), Francisco foi à Najav, local de nascimento do profeta Abraão, para se encontrar com o principal clérigo xiita, o Grande Aiatolá Ali al-Sistani.

FOTO: Vatican News

Al-Sistani, 90 anos, é uma das figuras mais influentes no Islã xiita, tanto dentro do Iraque quanto fora, e o encontro foi o primeiro entre um papa e um clérigo xiita.

Após a reunião, al-Sistani pediu aos líderes religiosos mundiais que detivessem grandes poderes em nome da sabedoria e do senso. Ele acrescentou que os cristãos devem viver como todos os iraquianos em paz e convivência.

“Hostilidade, extremismo e violência não nascem de um coração religioso: são traições à religião. Nós crentes não podemos ficar em silêncio quando o terrorismo abusa da religião; na verdade, somos chamados inequivocamente a dissipar todos os mal-entendidos”, ressaltou o papa.

A visita do papa ao Iraque foi coberta de segurança e as estradas que seu comboio percorreu no sábado foram fechadas para outros tráfegos. Caminhões montados com metralhadoras e até tanques estavam estacionados em alguns locais ao longo das rotas.

A comunidade cristã do Iraque, uma das mais antigas do mundo, foi particularmente devastada, caindo de 1,6 milhão, antes da invasão dos EUA e da brutal violência militante islâmica que se seguiu, para 300 mil fiéis.

Francisco elogiou os jovens muçulmanos por ajudar os cristãos a reparar suas igrejas “quando o terrorismo invadiu o norte deste amado país”.

Próximo evento

Neste domingo (7.mar.2021), o papa visitará Mossul, um antigo reduto do Estado Islâmico, onde fará orações pelas vítimas da guerra com o grupo militante muçulmano sunita.

Em seguida, visitará a maior igreja do Iraque, que foi parcialmente destruída pelo EI, nas proximidades de Qaraqosh, onde os cristãos retornaram desde a derrota do grupo.

Francisco celebrará uma missa em um estádio de futebol em Irbil. Cerca de 10.000 pessoas das Forças de Segurança iraquianas foram mobilizadas para proteger o Papa durante sua visita, mas há temores de que o ritual possa se tornar um evento propagador do coronavírus.

Toque de recolher de 24 horas foi imposto para limitar a circulação de pessoas.

Esta é a viagem mais arriscada do papa até agora. O Iraque viu um aumento acentuado nos contágios no último mês, e há temores de segurança sobre a visita.

O líder da Igreja Católica e sua comitiva foram todos vacinados, mas o Iraque só recebeu seu primeiro lote de doses na semana passada.

DO PODER360

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Ataque hacker derruba sistemas da UFPI e afeta serviços acadêmicos

Um ataque cibernético derrubou, temporariamente, diversos serviços institucionais da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O caso foi registrado por...

Câmara aprova proibição de testes com animais na produção de cosméticos no Brasil

Projeto segue tendência internacional e obriga uso de métodos alternativos reconhecidos para avaliar segurança de perfumes e produtos de...

Rafael Fonteles anuncia nomeação de 660 policiais militares em agosto

O governador também confirmou um novo concurso para ingresso na corporação, em 2026, com previsão de mil vagas. O governador...

Arrasta Pé dos Caipiras, de Picos, é campeã do Guadalupe Junina e ainda conquista prêmios de melhor marcador, casal de noivos e lampião

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O Guadalupe Junina 2025 chegou ao fim neste sábado (12), encerrando três noites...
spot_img

Capacitação da Vigilância Sanitária eleva qualidade dos serviços em Landri Sales

Por Gleison Fernandes. A Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa) concluiu, na última quinta-feira (10), uma capacitação com a...

Com salários de até 3 mil, prefeitura de Baixa Grande do Ribeiro abre seletivo para birgadistas

Serão oito vagas para brigadistas e chefes para esquadrão e brigada A Prefeitura de Baixa Grande do Ribeiro, por meio...
spot_img

Posts Recomendados