Papa Francisco não faz leitura de sermão de Domingo de Ramos no Vaticano

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nas últimas semanas, o pontífice, de 87 anos, tem sofrido de bronquite e gripe

O Papa Francisco de última hora não leu o sermão durante a Missa de Domingo de Ramos para dezenas de milhares de pessoas na Praça de São Pedro, mas continuou a presidir a cerimônia, leu a oração das 12h e foi conduzido pela multidão num papamóvel.

Nas últimas semanas, o Papa, de 87 anos, tem sofrido de bronquite e gripe e encarregou um assistente de ler os seus discursos, mas no domingo (24) o texto preparado não foi lido.

Getty Images

É muito raro um Papa faltar totalmente a uma homilia num acontecimento importante como o Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa, um período intenso que conduz à Páscoa.

O Vaticano não deu qualquer explicação imediata para o motivo pelo qual o Papa faltou à homilia. A transmissão de televisão do Vaticano mostrou apenas a multidão durante alguns minutos, ao invés de um grande enquadramento do Papa.

Um locutor da Rádio Vaticano disse então que o Papa tinha decidido não ler o sermão. O Papa, vestido com vestes vermelhas, continuou a presidir, lendo partes da missa.

Cardeais, padres e bispos participaram desta cerimônia que comemora o que a Bíblia diz ter sido a entrada de Jesus em Jerusalém dias antes de ser traído, julgado e executado por crucificação.

Os clérigos, juntamente com os participantes de uma multidão estimada pela polícia do Vaticano em cerca de 60.000 pessoas, seguraram folhas de palmeira e ramos de oliveira durante a missa.

Francisco sofre de uma doença no joelho e há mais de um ano que preside às missas sentado próximo do altar, enquanto um cardeal age como celebrante principal.

Depois da missa, Francisco proferiu a sua mensagem semanal do Angelus dominical e a bênção a partir do altar e não da janela do Palácio Apostólico com vista para a praça. Este facto não é invulgar em ocasiões importantes.

Na oração, condenou o atentado que matou pelo menos 133 pessoas numa casa de shows perto de Moscou como um ato vil e desumano que ofende Deus.

Pediu novamente orações por todos os que sofrem com as guerras, mencionando a Ucrânia e Gaza.

No final da missa, Francisco foi conduzido à volta da praça num veículo aberto. Ele acenou e sorriu às pessoas na multidão e não aparentou qualquer dificuldade.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Polícia apreende mais 300 kg de cocaína em tambores enterrados e prende proprietário do imóvel no Piauí

Em dois dias consecutivos, as forças de segurança apreenderam aproximadamente uma tonelada de drogas. Mais 300 quilos de cocaína foram...

Guadalupe inicia ciclo de formaturas do ABC 2025 com alunos das escolas Alexandrino Mousinho e Raimundo Nonato de Santana

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria de Educação, realizou na noite...

Homem recebe pena de 4 anos por tentar matar desafeto em bar de Guadalupe

O Tribunal do Júri da Comarca de Guadalupe condenou, na quarta-feira (3), José Reginaldo Costa Beserra a 4 anos...

Congresso aprova LDO com pagamento de R$ 13 bilhões em emendas até as eleições

O volume obrigatório de emendas tem sido criticado pelo presidente Lula. Nesta quinta-feira (4), ele classificou as emendas impositivas...
spot_img

Governo Lula recua e suspende lista que classificava tilápia como espécie invasora

Agronegócio fez pressão por temer aumento de custos e burocracia; Ministério do Meio Ambiente pausou decisão para renegociar regras Depois...

Exame toxicológico volta a ser obrigatório na CNH de categorias A e B

Parlamentares rejeitaram vetos que incluem mudanças no Código Brasileiro de Trânsito O exame toxicológico na primeira habilitação de motoristas de...
spot_img

Posts Recomendados