Papa Francisco nomeia pela primeira vez uma mulher para dirigir um ‘ministério’ no Vaticano

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Irma Simona Brambilla será secretária-geral do Dicastério para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, responsável pelas ordens e congregações religiosas

Pela primeira vez em dois mil anos de história da Igreja Católica, o Papa Francisco nomeou na segunda-feira uma mulher, a irmã Simona Brambilla, para dirigir um “ministério” do Vaticano, anunciou a Santa Sé nesta terça-feira. Na véspera, o Pontífice também nomeou o cardeal Robert McElroy, pró-imigrantes e um crítico ferrenho de Donald Trump durante seu primeiro mandato, como próximo arcebispo da capital americana, Washington.

Brambilla, de 59 anos, de nacionalidade italiana, foi nomeada chefe do Dicastério para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, o “ministério” da Cúria (governo do Vaticano) responsável pelas ordens e congregações religiosas de homens e mulheres — incluindo mais de um quarto dos padres do mundo. A antiga superiora-geral das Irmãs Missionárias da Consolata, na Itália, já era a número dois deste dicastério desde outubro de 2023.

crédito: Divulgação/Vaticano

— Esta é uma notícia muito boa — disse Anne-Marie Pelletier, teóloga que escreveu um livro sobre as mulheres e a igreja. — É algo completamente novo. Para mim, é um momento realmente importante.

Segundo o Vatican News, o órgão de comunicação oficial do Vaticano, desde a eleição de Francisco, em 2013, e até 2023, a porcentagem de mulheres em cargos na Santa Sé e na administração do Estado do Vaticano subiu de 19,2% para 23,4%.

No Estado da Cidade do Vaticano, o Papa argentino já nomeou duas mulheres para altos cargos nos dez anos do seu pontificado: em 2016, Barbara Jatta, diretora dos Museus do Vaticano, e a irmã Raffaella Petrini, secretária-geral do Governatorato (entidade que administra a cidade) em 2022, cargo normalmente atribuído a um bispo.

E também pela primeira vez, há dois anos, Francisco permitiu que as mulheres votassem em uma reunião de bispos que buscava mapear o futuro da Igreja. Embora o papel das mulheres na Igreja estivesse entre os tópicos mais discutidos naquela reunião, que terminou em outubro, a questão se as mulheres poderiam ser ordenadas diáconas permaneceu em aberto.

Uma nomeação de fachada?

Mas Francisco também nomeou o cardeal Angel Fernandez Artime colíder do dicastério. Não ficou claro como os dois dividiriam as responsabilidades, com algumas críticas apontando a nomeação do cardeal como uma diluição da liderança de Brambilla. A historiadora da Igreja e feminista Lucetta Scaraffia descreveu a nomeação da irmã como “uma fachada”.

— Seria uma ótima notícia que uma mulher fosse nomeada secretária-geral, se não fosse pelo fato de que ela foi ladeada por alguém. É como designar um guardião que pode controlá-la — lamentou.

O último sínodo, realizado no fim de 2024, sublinhou a falta de visibilidade das mulheres na Igreja e na sua governança. Embora “mulheres e homens tenham igual dignidade como membros do povo de Deus”, o documento final aprovado pelo Papa aponta que “as mulheres continuam a enfrentar obstáculos para obter um maior reconhecimento” do seu papel.

As associações particularmente ativas na Europa e na América do Norte lamentam a marginalização das mulheres por um sistema considerado patriarcal, apesar do seu papel central nas paróquias de todo o mundo. Segundo estatísticas do Vaticano, o número de mulheres em ordens religiosas totalizou 599.228 em 2022. Um grande contraste em comparação ao número de padres, cerca de 128.500 e 50 mil irmãos.

No final do sínodo, a questão da ordenação das mulheres foi colocada em suspenso, uma vez que os participantes constataram que ainda há muitas resistências, sobretudo numa franja conservadora da Igreja e em certas regiões.

Brambilla nasceu em Monza, perto de Milão. Ela era enfermeira profissional antes de se tornar uma missionária da Consolata e tem doutorado em Psicologia. Ela liderou sua ordem religiosa como superiora de 2011 a 2023. (Com AFP e New York Times).

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Governo do Piauí inicia transição da prestação dos serviços da Agespisa para Aegea

O contrato com a concessionária foi assinado no final de dezembro de 2024. O Governo do Estado, por meio da...

Salário de Lula, ministros do STF e deputados sobe para R$ 46 mil em fevereiro

A mudança foi prevista em uma lei aprovada no Congresso Nacional e publicada em 9 de janeiro de 2023. A...

Guadalupe anuncia matrículas abertas até 31 de janeiro, programa integral e novo fardamento na rede municipal

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), informa...

Polícia prende padrasto acusado de envenenar família em Parnaíba; quatro pessoas já morreram

O suspeito deve responder pelos crimes de homicídio e feminicídio A Polícia Civil do Piauí confirmou que Francisco Pereira, de...
spot_img

José Roberto segue na Secretaria de Cultura e anuncia novos projetos para Jerumenha

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito de Jerumenha, Júnior Nato, anunciou oficialmente a permanência de José Roberto...

Meta promete se aliar a Donald Trump contra países que regulam redes sociais

Empresa anuncia o fim do programa de checagem de informações. Citando suposta censura nas redes sociais, a Meta – companhia...
spot_img

Posts Recomendados