Papa Francisco revela disputas na Igreja e muda o próprio funeral

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pontífice decidiu que seu corpo não será velado fora do caixão, como prevê a tradição dos funerais papais. O mesmo vale para os papas que virão depois dele.

Um livro lançado nesta quarta-feira (3) na Europa revelou que o Papa Francisco decidiu simplificar as cerimônia fúnebres dos pontífices – inclusive a dele próprio.

Um Papa que narra o próprio enterro. Francisco decidiu que o seu corpo não será velado fora do caixão, como prevê a tradição dos funerais papais. O mesmo vale para os que virão depois dele. O de Bento XVI foi o último corpo exposto fora do caixão.

“Estou revisando o ritual para que os papas sejam velados e enterrados como qualquer filho da Igreja”, disse Francisco.
Fazer dois velórios era excessivo. Que haja apenas um e com o Papa já no caixão, como em todas as famílias. Não haverá mais cerimônia separada de fechamento do caixão. Tudo será feito na mesma cerimônia.

ALBERTO PIZZOLI/AFP

O Papa Francisco confirma que prefere ser levado à Igreja de Santa Maria Maggiore, com a qual tem grande conexão espiritual, e não à Basílica de São Pedro. Será o primeiro a ser sepultado em outro lugar desde Leão XIII, em 1903.

No livro “El sucessor”, do jornalista espanhol Javier Martinez-Brocal, lançado nesta quarta-feira (3) na Espanha, Francisco revela que apesar da união profunda entre ele e Bento XVI, a existência de dois papas dividiu a Igreja.

Francisco afirma que o secretário particular de Bento XVI, monsenhor Georg Ganswein, mantinha o Papa emérito em isolamento e que o secretário apoiou cardeais ultraconservadores que acusaram Francisco de heresia, depois que ele se posicionou a favor das uniões civis entre pessoas do mesmo sexo. Bento XVI deu razão a Francisco.

Logo depois da morte do Papa emérito, o seu secretário publicou um livro falando da convivência entre os dois pontífices. E sobre isso, o Papa Francisco comenta:

“Que no dia do funeral tenha sido publicado um livro que fala mal de mim, contando coisas que não são verdadeiras é muito triste. Lamento que Bento XVI tenha sido usado . Vivi isso como uma falta de nobreza e de humanidade”.
Francisco revela, ainda, detalhes do conclave que elegeu Bento XVI, em 2005. Conta que impediu que cardeais sabotassem a eleição de Joseph Ratzinger e que, depois, os dois decidiram juntos quem deveria ser afastado por vazar documentos secretos do Vaticano.

O Papa Francisco fez muitos elogios a Joseph Ratzinger, afirmando que ele foi um progressista durante o Conselho Vaticano II – nos anos 1960, que modernizou os ritos da Igreja – e depois, em 2013, significou um gesto muito avançado, disse Francisco.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Júlio César destaca avanços e comprometimento do Sistema FAEPI/SENAR Piauí durante a 74ª Expoapi

Presidente do Sistema FAEPI/SENAR Piauí apresenta resultados de excelência em assistência técnica, qualificação e saúde no campo durante a...

Brasileiro que criou mosquitos “anti-dengue” é eleito um dos cientistas mais influentes do mundo

O pesquisador Luciano Moreira está na lista das 10 pessoas que moldaram a ciência mundial em 2025, segundo a...

Águas do Piauí intensifica limpeza preventiva do esgotamento sanitário em Altos, União, José de Freitas e Água Branca

Segundo a concessionária, o descarte incorreto de resíduos segue como principal causa dos extravasamentos na rede coletora de esgoto A...

Pressão política leva Governo a reconsiderar implantação de pedágios na PI-247, no Sul do Piauí

O Governo do Piauí pode rever a instalação de três praças de pedágio ao longo de um trecho de...
spot_img

Whindersson Nunes compartilha descobertas sobre sexualidade após sessões de terapia

Durante recuperação psiquiátrica, humorista contou que cuidados recebidos despertaram dúvidas inéditas e o fizeram revisitar a relação dos homens...

Fernando Haddad diz que aporte aos Correios deve ser menor que R$ 6 bilhões

Segundo ministro, empréstimo pode sair ainda em 2025 O aporte do Tesouro Nacional aos Correios deve ficar abaixo dos R$...
spot_img

Posts Recomendados