As principais causas de baixa visão são os erros refrativos.
A falta de atenção com os olhos pode acarretar problemas de saúde crônicos e até cegueira irreversível. Hábitos como coçar, trocar os óculos sem orientação médica e o excesso de tempo de tela causam doenças que podem comprometer a qualidade de vida das pessoas. No Dia da Saúde Ocular, comemorado em (10 de julho) especialistas orienta sobre a importância de prevenir doenças relacionadas aos olhos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados. As principais causas de baixa visão são os erros refrativos, conhecidos popularmente por “grau de óculos” (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia), catarata, retinopatia diabética, doença macular relacionada à idade e glaucoma. A falta de cuidado com a saúde ocular pode levar à perda visual irreversível em alguns casos. A principal recomendação é a consulta frequente com o médico oftalmologista, que é o profissional capacitado para cuidar da saúde ocular da população.
O médico oftalmologista e chefe da Unidade de Cabeça e Pescoço do HU-UFPI, Ênio Vieira, fala sobre a atuação da especialidade. “Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o médico oftalmologista não faz somente a receita de óculos e a manutenção do grau necessário nas lentes. A oftalmologia é uma especialidade médica responsável por cuidar da saúde dos olhos, pálpebras e cílios, detectando e tratando os mais diversos tipos de patologias que acometem a visão”, alerta o especialista.
Ele destaca, ainda, a importância de fazer o acompanhamento médico. “O grande objetivo de visitar este especialista é, portanto, prevenir essas doenças, principalmente as que causam a perda progressiva da visão e que podem, muitas vezes, levar o paciente à cegueira. O oftalmologista é quem diagnostica e trata alterações na córnea, como: a miopia, que causa a dificuldade de enxergar de longe; a hipermetropia, que provoca a dificuldade de ver de perto; o astigmatismo, que remete à visão embaçada e dificuldade de definição de imagens”, explica Ênio Vieira.
Para Ênio Vieira, as idas periódicas ao oftalmologista favorecem a saúde dos olhos. “Se você é diabético ou hipertenso, já deve conhecer a importância de ir ao oftalmologista. Isso porque, a longo prazo, essas patologias podem causar danos sérios à visão. Você tem casos na família de patologias oculares, como ceratocone, catarata ou glaucoma — doenças de progressão lenta e que podem afetar a qualidade da visão de maneira significativa. Fazer consultas periódicas com um oftalmologista é a única maneira de prevenir, diagnosticar e tratar doenças oculares”, destaca.