Pesquisa brasileira encontra em escorpião amazônico possível aliado contra o câncer de mama

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Uma pesquisa conduzida por cientistas da Universidade de São Paulo, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), revelou que o veneno do escorpião amazônico Brotheas amazonicus contém uma molécula com forte ação contra as células de câncer de mama, uma das principais causas de morte entre mulheres.

Foto: Bigstock

A substância, chamada BamazScplp1, apresentou efeitos comparáveis aos de medicamentos quimioterápicos já utilizados, como o paclitaxel. A descoberta é resultado de um processo de bioprospecção que busca, na natureza, compostos com potencial terapêutico.

O estudo faz parte de um esforço maior apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e desenvolvido no Centro de Ciência Translacional e Desenvolvimento de Biofármacos, ligado à Unesp. Os pesquisadores envolvidos já desenvolveram, por exemplo, um selante biológico feito a partir de toxinas de cobras, usado para regeneração de nervos e ossos, que está em fase avançada de testes clínicos.

Com base nessa experiência, os cientistas agora querem produzir em laboratório as moléculas encontradas no veneno do escorpião usando um tipo especial de levedura, a Pichia pastoris. Essa técnica, chamada de expressão heteróloga, permite fabricar proteínas em maior escala e com menor custo.

Além da substância com ação contra o câncer, outras toxinas com propriedades imunossupressoras e de formação de vasos sanguíneos também estão sendo estudadas. A expectativa é transformar esses compostos naturais em medicamentos seguros e acessíveis para diversas doenças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Ciro Nogueira destaca investimentos em saúde e obras estruturantes para o Piauí

Parlamentar reforça apoio financeiro a municípios para fortalecer a atenção básica e melhorar a qualidade de vida da população...

Jovem é acusado de agredir o cão Orelha

Um jovem foi apontado como agressor de Orelha e quatro na tentativa de afogamento do cão Caramelo. Orelha morreu...

Novos pedidos de CNH quadruplicam em janeiro, mostra Senatran

Cerca de 300 mil documentos foram emitidos desde mudança em sistema O número de novos pedidos de Carteira Nacional de...

Beber água com chia para emagrecer vira moda no TikTok; entenda se funciona

As sementes de chia são ricas em fibras e formam uma espécie de gel no estômago, o que retarda...
spot_img

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 144 milhões

Apostadores não acertaram as seis dezenas do concurso 2.968 O prêmio do concurso 2.968 da Mega-Sena acumulou nesta terça-feira (3). A...

Adolescente de 15 anos é detido com 31 tabletes de cocaína e 750 munições em Simplício Mendes

Um adolescente de 15 anos foi apreendido na manhã desta terça-feira (3) com 31 tabletes de cocaína, um invólucro...
spot_img

Posts Recomendados