Pesquisa Genial/Quaest destaca Flávio Bolsonaro como maior adversário de Lula

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Petista aparece com 35%, e senador marca 29% em hipótese de 1º turno

Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) se consolidou como principal opositor do presidente Lula (PT) para as eleições de 2026, segundo nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (11).

O petista segue na liderança em todos os cenários de primeiro turno testados pelo levantamento, com intenções de voto entre 35% e 39%. Em todos eles, Flávio assegura, com folga, o segundo lugar, com percentuais que variam de 29% a 33%.

Foto: Saulo Cruz/Agência Senado e Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A pesquisa foi feita de quinta (5) até segunda-feira (9). Foram 2.004 entrevistas com brasileiros de 16 anos ou mais. A margem de erro estimada é de 2 pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%. Ela está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-00249/2026.

A pesquisa testou sete cenários, com os nomes dos governadores do Paraná, Ratinho Jr (PSD); de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); e de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD). Em todos, Lula fica à frente.

Além deles, foram ventilados como candidatos os nomes do ex-ministro Aldo Rebelo (Democracia Cristã) e de Renan Santos (Missão). O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ficou de fora. Ele declara que não vai se candidatar à Presidência.

No primeiro turno, Ratinho aparece em dois cenários, com 8% e 7%, e Zema registra 4% nos quatro cenários em que está. Já Caiado figura em dois cenários, com 4% das intenções. Leite é listado em dois cenários, com 3% e 4%.

A diferença de Flávio para Lula no segundo turno é de cinco pontos, com o filho do ex-presidente com 38% e o petista com 43%. Esse é o mesmo percentual que o atual presidente tem contra Ratinho, que marca 35%, em uma diferença de 8 pontos percentuais.

Contra Caiado, a distância entre os dois é de dez pontos: ele com 32%, e Lula com 42%. Com Zema, é de 11 pontos. O governador mineiro registra 32% contra os 43% do petista. Eduardo Leite marca 28% ante 42% do petista —14 pontos.

Já em relação a Aldo Rebelo, Lula tem 44%, e o ex-ministro, 25%. A diferença soma 19 pontos, a mesma que existe em eventual embate com o líder do MBL (Movimento Brasil Livre), Renan Santos. Ele tem os mesmos 25% contra os 44% do petista.

Flávio e Lula têm as maiores rejeições, segundo a pesquisa: 55% dos brasileiros conhecem e não votariam no filho do ex-presidente, mesmo percentual de janeiro. O petista anotou o percentual de 54%, também o mesmo índice do mês anterior.

A pesquisa mostra Ratinho com rejeição de 40% (antes 41%), Caiado com 35% (depois de 36%), Zema com 34% (eram 36%), Eduardo Leite, que não tinha sido testado em janeiro, com 35%, Aldo Rebelo com 26% (ante 27%) e Renan Santos com 19% (21%).

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Virgem faz exame de gravidez e vai à Justiça após hímen rompido

Processo judicial foi rejeitado.Uma adolescente virgem, de 16 anos de idade, fez um exame de gravidez e teve o...

Lei Aldir Blanc garante R$ 31 milhões em investimentos e 316 vagas para a cultura no Piauí

As inscrições para os nove editais serão realizadas no período de 11 de fevereiro a 13 de março, na...

Ministério Público investiga Prefeitura de Floriano por suposta omissão no atendimento a cadeirante

Paciente denuncia falta de transporte, atrasos em exames e ausência de próteses ortopédicas; gestão do prefeito Antônio Reis tem...

Júlio César articula aliança entre PSD e Republicanos para fortalecer chapas proporcionais no Piauí

Deputados coordenam estratégias para eleger até cinco federais e definir campanha ao Senado nas eleições de outubroNos últimos dias,...
spot_img

Chuvas atingem quase todo o Piauí com alerta elevado no sudoeste; confira a previsão

O Piauí segue sob influência de sistemas que favorecem a formação de chuvas em praticamente todo o território nesta quarta-feira (11). A atenção...

Bolsa Família: pagamentos de fevereiro começam nesta quinta; veja calendário

Primeiros a receber serão os beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) com final 1. Pagamento previsto é de...
spot_img

Posts Recomendados