Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Pesquisa Ipespe mostra estabilidade: Lula segue na frente com 45%, e Bolsonaro 34%

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ex-presidente e atual mandatário mantiveram os mesmos índices de intenção de voto do levantamento anterior.

A pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira (3/6) registrou estabilidade no cenário eleitoral da semana, com Lula mantendo sua vantagem sobre Bolsonaro no levantamento de primeiro turno, por 45% a 34%, mesmo com a saída de João Doria da disputa. Os percentuais entre os dois que lideram são idênticos aos da última pesquisa estimulada (na qual os eleitores recebem uma lista com os nomes dos candidatos).

Reprodução/Montagem

Ciro Gomes oscilou de 8%, na leitura anterior, para 9%, agora, e foi seguido por Simone Tebet, que manteve os 3%; André Janones, Vera e Pablo Marçal, todos com 1%. Ficou em 7% o percentual de eleitores que não escolheram qualquer candidato.

Na simulação de segundo turno, o ex-presidente e o atual mantiveram a porcentagem de eleitores registrada na semana anterior: 53% e 35%, respectivamente.

Já na pesquisa espontânea, na qual os eleitores não recebem a lista de candidatos, ambos oscilaram dentro da margem de erro. Lula foi de 40% para 39%, e Bolsonaro, de 30% para 29%.

Foram realizadas mil entrevistas de abrangência nacional, nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-02893/2022. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais.

Avaliação do governo

O grupo que considera o governo de Jair Bolsonaro como ruim ou péssimo oscilou um ponto para baixo, indo de 51% para 50%, em um recuo acumulado de 5 pontos percentuais desde o início de 2022. Esta é melhor marca para o governo desde junho de 2021. Os que consideram a administração como boa ou ótima ficaram estáveis em 31%, enquanto os que a avaliam como regular oscilaram de 17%, na semana anterior, para 18% agora.

Os eleitores elencaram ainda quais características consideram mais importantes para o próximo presidente. Honestidade ficou no topo da lista (81% dizem ser muito importante), seguida pela preocupação com as pessoas (77%), competência (72%), inteligência (66%), equilíbrio (65%), pulso firme (60%), ideias novas e modernas (59%) e experiência (59%).

Por Guilherme Amado e Paulo Cappelli/Metrópoles

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Chapa MDB-PSD é defendida por Júlio César após ser chamada de “fictícia” por Flávio Nogueira

Após o deputado federal Flávio Nogueira (PT) classificar como “fictícia” a possível chapa majoritária ao Senado formada por MDB...

Sem saber, idosa usava pedra de R$ 6 milhões para travar porta

Preciosidade da peça só foi descoberta após a morte da senhora. Uma idosa na Romênia usou durante anos de sua...

Georgiano Neto rebate críticas sobre sua ausência na Alepi: ‘Estou trabalhando nos municípios para a população’

"Olha, quando eu não estou na Assembleia, eu estou trabalhando, basta acompanhar nas redes sociais", disse o deputado. O deputado...

Presidente Lula visitará o Piauí no dia 14 de abril para cumprir agenda com o governador Rafael Fonteles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará uma visita ao Piauí na próxima segunda-feira (14/04), onde deve...
spot_img

Deputados do Piauí cobram leis mais rígidas contra adulteração de combustíveis

A Alepi deve analisar projetos de lei para combater fraudes em combustíveis, com foco em proteção ao consumidor. Na sessão...

3ª Corrida do Cantinho – natureza como pista e a superação como meta em Pio IX

O evento foi uma parceria entre o Sindicato Rural de Pio IX e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural...
spot_img

Posts Recomendados