No ranking, Piauí só perde para os estados de Mato Grosso, Pará, Bahia e Minas Gerais.
O estado do Piauí passou a ocupar a 5ª colocação em quantidade de focos de queimadas no Brasil durante o mês de outubro. De acordo com dados do sistema de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Estado registrou nos 11 primeiros dias deste mês 2167 focos.
O número já é bem próximo ao registrado em todo o mês de setembro, quando, de acordo com o Inpe, o Piauí registrou 2772 focos de queimadas.
Em Outubro, o Piauí só perde para os estados de Mato Grosso (3518), Pará (2847), Bahia (2741) e Minas Gerais (2199).
O aumento do índice de queimadas no Piauí coincide com o início do chamado B-R-O Bró, que compreende os meses de setembro a dezembro, e que é marcado pelo aumento de temperaturas e baixa umidade do ar. O período também coincide com a temporada do plantio na região nordeste, quando agricultores costumam realizar pequenas queimadas para preparar o solo.
Apesar de sazonal, a situação preocupa o Corpo de Bombeiros e autoridades municipais.
Municípios mais atingidos
No Piauí, o município com maior índice de queimadas no mês de outubro é Canto do Buriti, distante cerca de 400 Km da capital. Com 189 focos somente esse mês, o município ocupa a 11ª posição do país no ranking de queimadas por município no mês de outubro.
Os municípios de Baixa Grande do Ribeiro e Pajeú do Piauí dividem a segunda posição, com 127 focos de queimadas cada, somente no mês de outubro.
A situação também é preocupante em Brejo do Piauí, que registra 104 focos; e Santa Filomena, que registra 91 focos no mês de outubro.
Natanael Souza
[email protected]