Piauí bate recorde com abertura de 38 mil empresas em 2025

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Redução da burocracia e digitalização dos serviços impulsionam novos negócios.

O Piauí vem apresentando um crescimento contínuo na abertura de novas empresas nos últimos quatro anos, consolidando um cenário cada vez mais favorável ao empreendedorismo no estado. Segundo dados da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), grande salto veio em 2025, com o recorde de 38.653 empresas abertas antes mesmo do encerramento do ano, representando um avanço expressivo em relação aos anos anteriores e confirmando o fortalecimento do ecossistema empreendedor piauiense.

Entre 2022 e 2025, os números revelam que cada vez mais pessoas passaram a buscar alternativas ao modelo tradicional de trabalho com carteira assinada, optando por empreender e investir no próprio negócio.

De acordo com a Jucepi, em 2022 foram registradas 29.231 empresas abertas. No ano seguinte, 2023, o número se manteve praticamente estável, com 29.085 novos negócios, indicando resiliência do ambiente econômico mesmo diante de desafios nacionais. Já em 2024, o estado apresentou crescimento, alcançando 30.840 empresas abertas.

Para a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, a redução da burocracia foi um dos principais pilares para esse crescimento. “Esse crescimento demonstra a confiança dos empreendedores no Piauí. Temos trabalhado para tornar o processo de abertura de empresas mais simples, rápido e seguro, criando condições para que as pessoas possam transformar ideias em negócios formais”, destaca a presidente.

Esse avanço está ligado diretamente às políticas públicas adotadas pelo governador Rafael Fonteles, que têm priorizado a modernização do ambiente de negócios, a simplificação de processos e o incentivo à atividade empreendedora. Medidas voltadas à desburocratização, à digitalização dos serviços públicos, à integração entre órgãos e ao fortalecimento de programas de apoio ao empreendedor têm reduzido barreiras para quem deseja abrir e formalizar uma empresa no estado.

Além disso, ações estratégicas nas áreas de inovação, tecnologia, crédito e capacitação vêm estimulando pequenos, médios e grandes empreendedores a investir no Piauí. Para a Jucepi, o resultado é um ambiente mais seguro, ágil e atrativo para novos negócios.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe promoverá Corrida pela Vida em alusão ao Janeiro Branco nesta quinta-feira, 29, no Balneário Belém Brasília

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá nesta...

Piauí resgatou 481 trabalhadores em situação de escravidão entre 2020 e 2025

Comissão Estadual de Combate ao Trabalho Escravo realiza evento nesta quarta em Teresina. Levantamento do Ministério Público do Trabalho (MPT)...

Vice, Senado e sucessão: jogo de 2026 expõe fogo amigo entre Rafael e Wellington, ambos de olho em 2030

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Mesmo com o discurso público de unidade, os movimentos recentes do ministro do...

Zé Pereira em Barão de Grajaú terá Rafa e Pipo, filhos de Bell Marques, no Bloco do Povão

O Bloco do Povão promete abrir a festa com muita animação e tradição na Praça da Matriz, reunindo moradores...
spot_img

Brasil registra alta no número de pessoas desaparecidas, atingindo recorde em 2025

Em 2025, 84 mil pessoas desapareceram no Brasil; número é o maior registrado desde o início da série histórica,...

Piauí tem alerta de chuvas intensas para 159 municípios

A previsão é de precipitações entre 30 e 60 mm por hora, acompanhadas de ventos fortes de 60 a...
spot_img

Posts Recomendados