Piauí é o único Estado a reduzir desmatamento no Cerrado brasileiro

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Segundo dados do Relatório Anual do Desmatamento no Brasil do MapBiomas de 2023 (RAD), a redução foi de 8,3% do desmatamento total.

O Relatório Anual do Desmatamento no Brasil do MapBiomas de 2023 (RAD), divulgado nesta terça-feira (28), mostrou que o Piauí está na contramão dos índices de desmatamento, com  redução de 8,3% do desmatamento total. Além disso, dentre os estados que possuem vegetação nativa no bioma Cerrado, foi o único a reduzir o desmatamento – redução de 15% – e também o único do Matopiba. No Nordeste, o Piauí se destacou também junto com Pernambuco, como os únicos que reduziram o desmatamento. 

O diretor do Centro de Geotecnologias Ambientais e de Gestão Florestal da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semarh), Felipe Gomes, destaca que a redução é de 19,12% quando se analisa o cruzamento entre os dados de desmatamento total disponibilizado no RAD (2023) com os dados de Autorização de Supressão Vegetal (ASV), emitidas pela Semarh. E isso quando se analisa apenas os desmatamentos ilegais.

Divulgação

O RAD (2023) destaca, ainda, o fato de que o Piauí foi o Estado onde houve o maior aumento percentual de atuação em áreas sob alertas de desmatamento. Em 2023, de todo o desmatamento identificado, cerca de 57% ou estavam autorizados ou foram embargos pela Semarh. Com isso, o Piauí saltou das últimas posições para a 11ª posição no ranking de Estados com maior quantidade de atuação sobre alertas de desmatamento.

Segundo dados da Semarh, em 2023, foram embargados 93.149 hectares, aumento de mais de 250% em relação a 2022. Em 2023, o Piauí foi o Estado com maior quantidade de atuação (ASV + Embargos) da região do Matopiba e a maior do Nordeste.

O diretor Felipe ressalta que a Semarh, para consolidar a redução do desmatamento em 2024,  já está com estratégias consolidadas. “Teremos novo aumento da equipe de fiscalização; validação do Cadastro Ambiental Rural – CAR dos imóveis rurais como condição para emissão da ASV; vinculação dos embargos ao CAR, com a sua suspensão: com isso, pode afetar fortemente a questão financeira dos autuados; e aperfeiçoamento do sistema de embargos e autuações remotas, tendo como referência o estado de Goiás”, destacou. 

Reforçando a grande redução no Piauí no desmatamento do Cerrado, de acordo com os dados apresentados, constatou-se uma redução no Paraná e São Paulo. No entanto, a área de Cerrado com vegetação nativa nestes estados é irrisória.

O secretário da Semarh, Daniel Oliveira, ressalta que um dos principais focos de atuação da Semarh foi o planejamento de estratégias e implementação de ações de fiscalização na promoção da sustentabilidade, preservação dos biomas piauienses e combate ao desmatamento ilegal. “Seguindo a diretriz do governador Rafael Fonteles de geração de empregos e renda com sustentabilidade ambiental, estamos tornando o Piauí referência nacional e internacional”, frisou.

Estiveram presentes, representando a Semarh na divulgação do relatório em Brasília, o diretor Felipe Gomes, o diretor de Fiscalização, Major Denio Marinho, e o diretor de Sistemas e Tecnologia da Informação, André Nogueira.

Contexto do desmatamento

Em 2023, houve um desmatamento total de 8.558.237 ha de vegetação nativa no país, dos quais 60% foram no Cerrado, o bioma mais desmatado do Brasil. Em relação a 2022, constatou-se um aumento de 67,7% no desmatamento. Dentro do Cerrado, cerca de 74% ocorreram na região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Nesta região, houve um aumento de 59% do desmatamento, comparando com os números de 2022.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

“Ninguém vai escolher sozinho”, diz Wellington Dias sobre vice de Rafael Fonteles

O ministro Wellington Dias afirmou, na manhã desta quinta-feira, durante solenidade ao lado do governador Rafael Fonteles, que a...

Profissionais da educação básica no Piauí podem receber novo piso salarial a partir de 2026

Com a aprovação na Câmara, o texto segue agora para análise do Senado. A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto...

Prefeito Júnior Nato e presidente José Osmar destacam conquista histórica da sede própria da Câmara Municipal de Jerumenha

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A inauguração da sede própria da Câmara Municipal de Jerumenha, realizada nesta quarta-feira,...

Georgiano Neto é agraciado com o Título de Cidadão Jerumenhense em reconhecimento ao seu trabalho pelo município

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA O deputado estadual Georgiano Neto foi homenageado pela Câmara Municipal de Jerumenha com...
spot_img

Mesmo condenada por decisão do STF, Câmara dos Deputados rejeita cassação do mandato de Carla Zambelli 

Plenário da Câmara manteve a parlamentar no cargo apesar de sentença da Suprema Corte. Condenada a dez anos de...

Câmara Municipal de Jerumenha é inaugurada em solenidade prestigiada por autoridades

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha inaugurou, na noite desta quarta-feira, 10 de dezembro,...
spot_img

Posts Recomendados