Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Piauí foi o estado que mais reduziu mortes por infarto agudo do miocárdio no país entre 2020 e 2024

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A redução da mortalidade é resultado das Linhas de Cuidado para Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), implantadas pela Secretaria de Saúde.

O Piauí tem se destacado no enfrentamento às doenças cardiovasculares, que representam uma das principais causas de morte no Brasil. Conforme dados da Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde (IVIS) do Ministério da Saúde, o estado foi o que mais reduziu as mortes por infarto agudo do miocárdio (IAM) e alcançou o segundo maior índice de diminuição da mortalidade em decorrência de acidente vascular cerebral (AVC) no país entre 2020 e 2024.

Conforme o Painel de Monitoramento da Mortalidade CID-10 do Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade por IAM no Piauí caiu 55%, maior percentual entre as demais unidades da federação, saindo de 1.883 óbitos em 2020 para 847 em 2024. No caso do AVC, o percentual de queda também foi de 55%, saindo de 913 óbitos para 408 no período, atrás apenas da Paraíba, que atingiu uma diminuição de 60%.

A redução da mortalidade é resultado das ações das Linhas de Cuidado para Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), implantadas pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) em setembro de 2022 para fortalecer a rede de saúde e disponibilizar atendimento rápido e eficiente a vítimas dessas doenças. Desde a implantação do serviço, foram realizadas quase mil trombólises, procedimento que aumenta as chances de recuperação sem sequelas quando administrado dentro do tempo recomendado.

“Isso mostra que estamos avançando na prevenção e cuidado às doenças cardiovasculares no nosso estado, ofertando atendimento de qualidade na rede pública e reduzindo a mortalidade. A intenção é ampliarmos e oferecermos ainda mais os serviços das Linhas de Cuidado para garantir atendimento ágil e eficaz”, destaca o médico cardiologista Benoni Carvalho, coordenador das Linhas de Cuidado do IAM e AVC da Sesapi.

Além do Hospital Getúlio Vargas (HGV) em Teresina, as Linhas de Cuidado do IAM e AVC estão presentes em hospitais estaduais de Picos, Floriano, São Raimundo Nonato, Piripiri, Campo Maior, Parnaíba, e também em Oeiras e Bom Jesus, que atendem casos de IAM.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí gera mais de 3 mil novos empregos com carteira assinada no mês de abril

O setor de serviços lidera o grupo de áreas econômicas com maior crescimento de vagas. O estado do Piauí registrou...

Gleisi Hoffmann culpa Bolsonaro por fraudes no INSS, mas não quer CPMI

Acusações feitas pela ministra de Lula fazem parte de uma luta travada pelo governo federal para atribuir o esquema...

Jogos do fim de semana pela Taça Guadalupe são adiados devido à Festa das Mães no Estádio Júlio César

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Comissão Organizadora da Taça Guadalupe de Futebol Amador 2025 comunicou o adiamento...

Diagnóstico precoce ainda é o grande desafio do glaucoma

Maio Verde é o mês dedicado à conscientização do glaucoma, com foco no Dia Nacional de Prevenção ao Glaucoma,...
spot_img

Julgamento sobre redes sociais será retomado no dia 4 de junho no STF

Análise foi interrompida em dezembro por um pedido de vista O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 4...

Deus deixou sertão sem água porque sabia que eu ia trazer, diz Lula

Declaração foi feita em cerimônia de entrega do primeiro trecho do Ramal do Apodi, que compõe o projeto de...
spot_img

Posts Recomendados