Piauí lidera ranking nacional de mortes em acidentes com motociclistas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT), recebe a maioria dos acidentados, entre janeiro e outubro de 2024 registrou 7765 vítimas de acidente envolvendo motocicletas.

Dados do Ministério da Saúde mostram que o Piauí é o líder do ranking nacional de mortes e acidentes com motociclistas para cada 100 mil habitantes. Os índices apontam que esse cenário gera consequências aos envolvidos e aumento nos gastos públicos com saúde.

Piauí lidera ranking nacional de mortes em acidentes com motociclistas

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT), recebe a maioria dos acidentados, entre janeiro e outubro de 2024 registrou 7.765 vítimas de acidente envolvendo motocicletas.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre janeiro e outubro deste ano, 80 condutores de motos morreram nas estradas do Piauí e 672 ficaram feridos. Entre os que estavam como passageiros no momento do acidente, 185 morreram e sete morreram. Do total de casos, entre passageiros e condutores, 73 ficaram feridos porque não usavam capacete no momento do acidente e 39 morreram.

Leonardo Sousa é uma dessas vítimas de acidente com motocicleta, ele teve a perna amputada. Desde que saiu do hospital ele faz sessões de fisioterapia.

Leonardo Sousa (Foto: TV Clube)

“Os médicos tentaram salvar minha perna, fizeram cirurgia. Mas nesse período eu peguei uma infecção, daí eles disseram que tinha que amputar para não correr ricos de comprometer um órgão e ser fatal. No dia do acidente eu caí por cima do carro, se não estivesse usando capacete eu sei que seria muito pior”, comentou.

A fisioterapeuta Viviane Sales explicou que já recebeu casos de pacientes que sobreviveram a um acidente devido ao uso do capacete.

“Aqui nós já vimos pacientes que tiveram a vida salva porque usavam o capacete no momento do acidente, ou então tem uma lesão bem menor. Às vezes chega a bater a cabeça, mas não teve um hematoma grande ou uma fratura no crânio porque o capacete evitou que isso acontecesse”, enfatizou.

Para o especialista em trânsito, Ricardo Borges, a situação nas cidades do interior é mais difícil de ser acompanhada pela falta de uma fiscalização adequada.

“Na capital nós já temos uma demonstração evidente do desrespeito à lei e a falta do uso do capacete. No interior esse desrespeito é ainda maior, na capital nós temos fiscalização, de forma não muito regular, mas ainda assim existe, as pessoas têm um temor de serem flagradas nessas fiscalizações. No interior é mais complicado”, explicou.

Especialista em trânsito Ricardo Borges (Foto: TV Clube)

Ainda segundo o especialista, muitas pessoas, ao tirar a carteira de habilitação, já tem uma formação que pode não ter costume de usar o capacete.

“Quando a pessoa vai tirar a habilitação, ele já completou seus 18 anos, então é uma pessoa adulta que está com a personalidade formada. Então é muito complicado para o professor de autoescola, com todo o cuidado de mostrar vídeos e o conteúdo didático, conscientizar uma pessoa adulta. Por mais que se diga que o uso é obrigatório por força de lei, que é uma questão de saúde pública, no caso do sequelado de moto, aquilo evitável”, explicou.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

‘Dor insuportável’, desabafa mãe de crianças desaparecidas no Maranhão

As equipes estão voltando a áreas que já foram mapeadas, que já passaram por varredura. As buscas por duas crianças...

Olimpíada Brasileira de Matemática está com inscrições abertas

Alunos do 6º ano ao ensino médio podem participar da atividade Unidades de ensino de todo o país podem inscrever,...

Arara-azul resgatada em porta-malas de carro morre no Piauí vítima de maus-tratos

Uma arara-azul resgatada pela Polícia Rodoviária Federal morreu após ser encontrada sendo transportada de forma ilegal e cruel no...

Guadafolia começa nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, com Zé Vaqueiro, Oh Polêmico e Daniel & Banda no palco principal

O Guadafolia 2026 começa nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, no Balneário Belém Brasília, em Guadalupe, com uma noite marcada...
spot_img

Lula defende que luta contra feminicídio deve ser sobretudo dos homens

Presidente lançou hoje o Pacto Nacional contra o Feminicídio Ao assinar o decreto que institui o Pacto Nacional Brasil contra o...

Piauí articula inclusão de nova vacina para proteger bebês da bronquiolite

Reunião da Sesapi aborda uso do nirsevimabe e reforço da vacinação em maternidades. A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi)...
spot_img

Posts Recomendados