Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Piauí lidera ranking nacional de mortes em acidentes com motociclistas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT), recebe a maioria dos acidentados, entre janeiro e outubro de 2024 registrou 7765 vítimas de acidente envolvendo motocicletas.

Dados do Ministério da Saúde mostram que o Piauí é o líder do ranking nacional de mortes e acidentes com motociclistas para cada 100 mil habitantes. Os índices apontam que esse cenário gera consequências aos envolvidos e aumento nos gastos públicos com saúde.

Piauí lidera ranking nacional de mortes em acidentes com motociclistas

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT), recebe a maioria dos acidentados, entre janeiro e outubro de 2024 registrou 7.765 vítimas de acidente envolvendo motocicletas.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre janeiro e outubro deste ano, 80 condutores de motos morreram nas estradas do Piauí e 672 ficaram feridos. Entre os que estavam como passageiros no momento do acidente, 185 morreram e sete morreram. Do total de casos, entre passageiros e condutores, 73 ficaram feridos porque não usavam capacete no momento do acidente e 39 morreram.

Leonardo Sousa é uma dessas vítimas de acidente com motocicleta, ele teve a perna amputada. Desde que saiu do hospital ele faz sessões de fisioterapia.

Leonardo Sousa (Foto: TV Clube)

“Os médicos tentaram salvar minha perna, fizeram cirurgia. Mas nesse período eu peguei uma infecção, daí eles disseram que tinha que amputar para não correr ricos de comprometer um órgão e ser fatal. No dia do acidente eu caí por cima do carro, se não estivesse usando capacete eu sei que seria muito pior”, comentou.

A fisioterapeuta Viviane Sales explicou que já recebeu casos de pacientes que sobreviveram a um acidente devido ao uso do capacete.

“Aqui nós já vimos pacientes que tiveram a vida salva porque usavam o capacete no momento do acidente, ou então tem uma lesão bem menor. Às vezes chega a bater a cabeça, mas não teve um hematoma grande ou uma fratura no crânio porque o capacete evitou que isso acontecesse”, enfatizou.

Para o especialista em trânsito, Ricardo Borges, a situação nas cidades do interior é mais difícil de ser acompanhada pela falta de uma fiscalização adequada.

“Na capital nós já temos uma demonstração evidente do desrespeito à lei e a falta do uso do capacete. No interior esse desrespeito é ainda maior, na capital nós temos fiscalização, de forma não muito regular, mas ainda assim existe, as pessoas têm um temor de serem flagradas nessas fiscalizações. No interior é mais complicado”, explicou.

Especialista em trânsito Ricardo Borges (Foto: TV Clube)

Ainda segundo o especialista, muitas pessoas, ao tirar a carteira de habilitação, já tem uma formação que pode não ter costume de usar o capacete.

“Quando a pessoa vai tirar a habilitação, ele já completou seus 18 anos, então é uma pessoa adulta que está com a personalidade formada. Então é muito complicado para o professor de autoescola, com todo o cuidado de mostrar vídeos e o conteúdo didático, conscientizar uma pessoa adulta. Por mais que se diga que o uso é obrigatório por força de lei, que é uma questão de saúde pública, no caso do sequelado de moto, aquilo evitável”, explicou.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Ciro Nogueira afirma que superfederação União-Progressistas irá desembarcar do governo Lula

“Só 5% querem ficar”, dispara Ciro sobre apoio ao governo; líder do PP mira rompimento com o Planalto Em coletiva...

Decisão de Flávio Dino deixa bancos em ‘sinuca de bico’; especialistas opinam

Ordem do ministro do STF levantou preocupações sobre a aplicação da Lei Magnitsky no Brasil, e expôs empresas e...

Professor da UFPI conquista prêmio da Petrobras após criar tecnologia inédita

O professor Sidney Gonçalo Lima, do departamento de Química da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Sidney Gonçalo Lima, foi...

Governo Federal autoriza crédito de R$ 126 milhões para projetos contra efeitos da seca no Piauí

Com a autorização, o Piauí se soma a outros estados nordestinos contemplados pelo Sertão Vivo, programa financiado com recursos...
spot_img

Prefeito Jesse James reúne secretariado para alinhar programação dos 96 anos de Guadalupe

Por Gleison Fernandes. O prefeito de Guadalupe, Jesse James, reuniu nesta terça-feira (19) seu secretariado para alinhar os últimos detalhes...

Projeto prevê multa de até R$ 50 mil para quem adultizar crianças nas redes no Piauí

Objetivo é criar diretrizes para a prevenção e o combate à adultização de crianças e adolescentes no Estado. Está tramitando...
spot_img

Posts Recomendados